A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

terça-feira, setembro 04, 2007

Um terço dos colheiteiros sofre de algum tipo de doença mental?

PORTUGALDIÁRIO

Um terço da população tem problemas mentais
2007/09/03 22:30

Mais de 30 por cento da população mundial sofre de algum tipo de doença mental e pelo menos dois terços destes doentes não são tratados ou são-no inadequadamente, revelam especialistas na revista médica Lancet.
De acordo com seis artigos na Lancet, nos quais 39 especialistas traçam um diagnóstico ao estado das políticas de saúde mental a nível mundial, a falta de tratamento dos problemas mentais aproxima-se dos 90 por cento em muitos países desenvolvidos.
Mais de 85 por cento da população mundial vive em 153 países subdesenvolvidos ou em vias de desenvolvimento, com muitos desses países a destacar poucos ou mesmo nenhuns recursos financeiros para a saúde mental, além de apresentarem infra-estruturas inadequadas.
Em resultado deste desinvestimento, «uma em três pessoas com esquizofrenia e um em dois doentes com outros problemas mentais não recebe nenhum tratamento», salientam os especialistas.
Segundo as contas dos especialistas que colaboraram neste dossier, fornecer os cuidados necessários a estes doentes custaria dois dólares norte-americanos por pessoa nos países subdesenvolvidos e três a quatro dólares por pessoa nos países em vias de desenvolvimento, o que é considerado pouco quando comparado com os custos de outras doenças a nível mundial.
A Lancet realça que, particularmente nos países subdesenvolvidos ou em vias de desenvolvimento, a despesa do Governo com a saúde mental é muito mais baixa do que o necessário.
Cerca de um terço dos países mundiais não têm nos respectivos orçamentos uma verba específica para a saúde mental e um quinto dos que têm gastam nela menos de um por cento do total dos gastos com a saúde.
«Quase 70 por cento dos países africanos e 50 por cento dos países do Sudeste asiático referem que gastam menos de um por cento do seu orçamento para a saúde na área mental

2 comentários:

H.B. disse...

Cada um puxa a brasa à sua sardinha. Se atentarmos noutros estudos de outras especialidades o resultado será o mesmo ou pior....
Temos que viver com o que temos que na maior parte das vezes desconhecemos e ainda bem...

Anónimo disse...

Continuamos a viver num mundo cão, diria até que abaixo de cão,para 85% de seres humanos .Somos uns sortudos...