A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sábado, julho 18, 2009

Por terras da ìndia 3 ...

Um olhar sobre a cidade de AGRA

Domingo, 5 de Abril de 2009. Depois de um bom almoço no Orcha Resort dirigimo-nos à estação de caminho de ferro de Jhansi para tomarmos o comboio, o Shatabadi Express, que nos levaria até Agra

.

Tal como nós, esperando o comboio na estação de Jhansi.


Agra - a cidade gloriosa do Império Mughal na Índia -, situa-se nas mar-gens do Rio Yamuna, na região de Uttar Pradesh. Foi habitada pelos guerreiros rajputanos e, capital de vários Impérios. Destruída nos princípios do séc. XIV pelo invasor Muahmud Ghanzi foi reconstruída no séc. XV por Sikander Lodi que a tornou sede do seu governo. Depois de uma pequena visita de reconhecimento pela cidade, dirigimo-nos ao hotel onde jantámos e passámos a noite.

No dia seguinte, após o pequeno almoço, as Tonga’s (carros de cavalos) já nos esperavam à porta do hotel para nos transportar ao célebre Taj Mahal, uma das maravilhas artísticas do mundo e, como muitos referem, um poema de mármore branco de uma excepcional beleza, o símbolo de um amor a imortalizar!




O Taj Mahal


A sua construção foi iniciada pelo Imperador Shah Jahan, em 1632, e as obras decorreram ao longo de 21 anos, participando nelas cerca de 20 000 trabalhadores, que sob a sua orientação e a generosidade dos baús do tesouro real, erigiram este sumptuoso e ímpar monumento, para servir de Mausoléu a sua esposa – a Imperatriz Mumtaz Mahal, que sempre o acompanhava nas campanhas militares, e que morrera durante um dos seus combates.

Hall of Public Audience


À tarde, depois do almoço, visitámos o Hall of Public Audience, o Royal Pavillions e o complexo monolítico de arenito rosa – o Forte de Agra, cuja estrutura foi sucessivamente criada por 4 gerações de Imperadores, que fizeram desta cidadela o centro da florescente dinastia dos mongóis.



Forte de Agra


Não deixarei de referir a extraordinária habilidade dos artesãos de Agra que orgulhosamente exibiam as suas peças em mármore ou alabastro incrustados ao estilo do Taj Mahal. Ainda, as figurinhas de madeira, teca e marfim ornadas com pedras semipreciosas, tal como objectos de metal ou de couro, tapetes, mantas de algodão e de veludo negro bordadas com ouro e prata.



Agra, artesanato em mármore.


Até à próxima cidade…


Francisco Almeida

5 comentários:

H.B. disse...

Bela descrição , foi como se tivesse lá ido.

Francisco Almeida disse...

Helder.
Por distracção aparece repetida a última fotografia. Em vez dela deveria aparecer uma outra onde se mostrava o trabalho dos artesãos.
Fica a rectificação.
F.A-

Anónimo disse...

Gostei!Como este passeio pela Índia tem sido tão agradável,espero que a próxima cidade não esteja longe...
abraço
gb

Francisco Almeida disse...

Obrigado Helder.
Rectificação feita.

mc disse...

Mais um belo passeio em vossa companhia, desta vez pela região de Agra e seus famosos monumentos .Foi como se tivéssemos lá ido,como diz o HB.É verdade.
Sobre a inspiradora do Taj Mahal há um romance de muito fácil leitura ,que conheço na versão francesa, La 21ème èpouse, mas que não sei onde tenho e portanto não posso dizer o nome do autor, indiano que escreveu em inglês.

Aguardamos a continuação do roteiro.Até breve.