A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Hoje por aqui é assim ... Carnavais em Bragança

Passei uns 25 carnavais em Bragança, desde o 1 ano até aos 27 com poucas falhas ,que me recorde ,os 2 anos que estive na guerra. Bragança não tinha qualquer tradição de carnaval organizado ( desfiles) mas tinha uma, para mim muito melhor, que era a amostra verdadeira do povo. Até aos 15, 16 anos passava a tarde de terça-feira na Praça da Sé, aonde afluíam sem qualquer ordem ou comando os genuínos "caretos" vindos da Vila, Além do rio, Batocos, Loreto, Mãe d'Àgua etc, que apesar de tudo , alguns já afrontavam de maneira tímida o poder e com piadas engraçadas. Andava no 4º ano e alguém ( não tenho a certeza se o foi o Praça) deitou um "peido engarrafado" na aula do Drº Chico Faria, ficou fulo,põs-nos a todos na rua. Não posso esquecer a "Morte e o Diabo" que principalmente na quarta feira de cinzas assolavam as raparigas namoradeiras de Além do Rio e dos Batocos com as suas veste muito elucidativas. Nós víamo-los da cerca do Liceu quando subiam aquela caminho da Srª da Piedade, cuja encosta hoje está muito bonita.
Na fase seguinte, depois dos 16, ía aos bailes do Centro ( quando me deixavam entrar, pois não entrava quem queria, mas quem "eles" queriam) e da Associação ( baile das sopeiras, dizía-se ) . Era sempre a andar desde sábado até terça inclusivé. Estudos nada.
Mas o melhor que passei, foi sem dúvida o meu último de solteiro. Trabalhava em Macedo de Cavaleiros no Banco, vivia em Bragança e namorava a minha mulher Mira. Estava em Bragança no quartel o Américo Paula, capitão do exército ( colheita62) e passámos todo o carnaval na Puebla da Sanábria, sábado, domingo, segunda e terça, apenas vinhamos na segunda de manhã para trabalhar e regressávamos á tarde. O tempo estava muito bom, ressacávamos na praia do lago, na areia, mesmo em frente á aldeia de Ribadelago, aonde dormíamos !!!
A Mira foi passar o Carnaval com os Pais, pois estava de férias.







4 comentários:

Anónimo disse...

Helder sempre saudades do pouco que
havia.
Bons tempos.
Lá ia ao baile e pouco mais.
Ficou-me a recordação de um baile
Domingo de Carnaval, em que se apagou a luz e a avaria demorou 2 horas a ser remediada.
Alí estivemos á luz da vela.
Quem se lembrar favor comente.
Por aqui ficamos
OLD

Anónimo disse...

Desculpa Helder utilizar este espaço.
Falavas no teu artigo no Américo Paula e no Praça.Que é feito destes
rapazes.Dos nossos sei ,mas se houver um ou outro conhecido mais
um ano menos um ano pode ser que
o Victor ou o Isaias saibam.
O Cadavez e o Zé Inácio (possivelmente já reformados, eram
OF.GEN.)E quem mais .Gostaria de
saber. É esta uma das funções do Blog,estarmos mais perto uns dos outros.
Muito Obrigado
Bartolomeu

Anónimo disse...

Bartolomeu:Ambos estão reformados como Coronéis.Tive ao longo da minha vida militar alguns,poucos,contactos com ambos por quem nutro muita amizade .O Praça foi meu colega de escola primária com o senhor Dionísio.

Anónimo disse...

Bartolomeu: Quanto ao Cadavez com quem tive algum contacto em anos passados, julgo que ainda é o Comandante Militar dos Açores (Ponta Delgada) com a patente máxima Tenente-General.