A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sábado, fevereiro 10, 2007

SONDAGEM SOBRE REFERENDO



Caros colheiteiros:

Como já vai sendo habitual, todos Sábados compro e leio, com grande interesse e espírito crítico, o semanário SOL. Sem estupefacção, o jornal patenteia uma sondagem nacional SOL/ TNSeuroteste que revela uma límpida vitória do SIM (59%) sobre o NÃO que obteve 41%.

Análise:

O NÃO triunfa no Porto e no Norte, contudo perde claramente em Lisboa, no Centro e no Sul. Curiosamente, subsistem mais mulheres do que homens a votar NÃO.
Outros factos curiosos: cerca de 78,7% dos inquiridos não vai mudar o seu sentido de voto, relativamente ao referendo perpetrado em 1998. Consequentemente, 11,1% irá alterar o seu voto, enquanto que 10,2% não votará.
Nesta abordagem estatística, houve ainda uma aprazível abertura dos inquéritos a três temas insólitos e ambíguos das sociedades ocidentais: i) eutanásia; ii) casamento entre homossexuais; iii) adopção por casais homossexuais. Os resultados são taxativos:

Eutanásia:
Concorda (50,3%)
Discorda (31,5%)
Ns/ Nr (18,2%)

Casamento entre homossexuais:

Discorda (50,4%)
Concorda (35,4%)
Ns/ Nr (14,2%)


Adopção por casais homossexuais:

Discorda (60,3%)
Concorda (29,7%)
Ns/ Nr (10,0%)

Em síntese, há conformidade na opinião dos portugueses relativamente a estes aspectos que não deixam de ser controversos e de difícil interpretação quanto mais numa sociedade que percepcionava mais tradicionalista.

By Afonso Leitão

Sem comentários: