A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

terça-feira, julho 07, 2009

Roteiro pelos museus de Bragança e recintos culturais

Como mudou a n/cidade , no nosso tempo apenas havia o museu Abade Baçal e visitá-lo, para nós , era um pouco dificil . Depois havia "as calças do Gungunhana" no castelo , onde presumo seja agora o museu militar , será ?
Proponho á n/Provedora providencie uma visita guiada a estes locais , seguida dum repasto no Manel .
-----
Localizada bem no interior de Portugal, há pouco tempo atrás Bragança era uma cidade sem praticamente expressão cultural. Os movimentos artísticos contemporâneos ou mesmo as artes tradicionais não tinham o devido lugar, espaço ou tempo. Aconteciam amiúde no Museu Abade Baçal, ou pela mão de jovens artistas, em iniciativas privadas que se realizavam para pequenos públicos.
No espaço de cinco anos, no entanto, a cidade sofreu uma espécie de “revolução cultural”. A par com o Museu Abade Baçal e com o Museu Militar, nasceu na cidade uma casa direccionada apenas para o Teatro. Seguiu-se depois a criação do Museu Ibérico da Máscara, do Centro de Ciência Viva e, por fim, do Centro de Arte Contemporânea. Mas se tal “revolução cultural” ainda não se sente pulsar e passa ao lado dos poucos que ainda vivem no concelho, já os turistas são brindados à chegada com enormes outdoors que deixam como proposta de visita um roteiro pelos museus.
Ao todo são cinco os equipamentos culturais que fazem parte dessa proposta turística: o Museu Militar, no interior do Castelo, o Museu Ibérico da Máscara e do Traje, na cidadela, o Centro de Ciência Viva, o Museu Abade Baçal e o Centro de Arte Contemporânea.
In Mensageiro de Bragança , parte 1

4 comentários:

Anónimo disse...

Uma visita guiada??? Para quando? Não sei do que falais.
gb

H.B. disse...

Sim guiada aos locais descritos no artigo numa data a combinar

Anónimo disse...

Ok.Tu mandas!!!
gb

mc disse...

Tenho de visitar os museus da Máscara e da Ciência Viva.