A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

domingo, agosto 15, 2010

A nossa terra - 1

A Câmara de Mirandela editou este livro, em Março deste ano, que foi organizado e compilado por amigos meus.
É um reportório de termos, ditos populares e pequenas histórias de Mirandela e do seu concelho.
A maioria, provavelmente, será comum a outras terras transmontanas, algumas outras são mesmo só de Mirandela.

A páginas tantas vem relatada esta pequena história:

Um mirandelense, professor da Faculdade de Medicina do Porto, foi a S. Paulo (Brasil) fazer uma conferência. No intervalo, numa roda de conhecidos da altura, contava uma pequena história da sua terra e utilizou a seguinte frase: os raparigos engaliaram-se no canelho.
Logo um dos presentes perguntou:
- É de Mirandela?
Ao que ele respondeu:
- Sou!
Claro que o emigrante poderia ter respondido:
- Bô, bem m'ou finto!

E nas vossas terras também se usavam estas expressões?
Sabem o que significam?

Nota - na fotografia da capa vê-mos as lavadeiras no rio Tua. Ainda são do meu tempo de escola...!

6 comentários:

Unknown disse...

E não esbararam nas pedras ???

Anónimo disse...

Esbararam e amarraram-se trás delas. Ainda me apetece engaliar com quem me contraria, fico com o caldo entornado, só que tenho medo do troco. Não me finto muito nas minhas possibilidades físicas, em confrontos não amistosos.
Bô era!
Boa noite
Fbbc

Anónimo disse...

Claro que sei esses termos e muito mais. Quando aqui no meu trabalho falo nestes termos com uma transmontana fica tudo a leste, lisboetas...

Zélia

Anónimo disse...

Bô,bem m'ou finto,continuo a usar..
A das raparigas no canelho não conhecia.Essas e tantas outras é uma pena que se vão perdendo.
gb

Anónimo disse...

Será que as lavadeiras esbararam na rua do Quebra-costas? O livro deve ser bem interessante. Agradecida pela divulgação. Onde se pode adquirir?
Urze dos Montes

DuarteO disse...

Urze dos Montes:

Provavelmente na Câmara de Mirandela.
A tiragem foi de 800 exemplares.