A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quarta-feira, agosto 11, 2010

PC infectado ??

Quando o vírus Conficker começou a infectar milhões de computadores em todo o mundo, há cerca de ano e meio, um novo fenómeno saltou para a ribalta na internet: a venda de falsos antivírus. O Conficker protagonizou a maior infecção em massa desde 2003 e foi o isco de que os piratas precisavam para dar impulso ao novo "negócio".

Segundo a empresa especialista em segurança Symantec, a venda de antivírus falsos é uma das maiores ameaças do momento. O utilizador paga por um produto que não só não protege, como "abre" as portas do PC à sua utilização remota. Esta prática, conhecida por "rogue", também acontece nos antivírus gratuitos. Apesar de haver óptimos produtos grátis para proteger o seu computador, o melhor é investigar duas vezes antes de escolher.

Um destes exemplos é o AntivirusLive. O design do programa está tão polido e semelhante aos produtos Live da Microsoft que qualquer pessoa pode ser enganada. Pior que tudo, é difícil de remover. Outros exemplos de "rogue" são o Advanced Virus Remover e o Internet Security 2010.

O que fazer Já não é tão fácil como antes perceber se o PC está infectado. A Kaspersky Labs avisa que "mais do que nunca, os autores de vírus, worms, trojans e spyware tentam tudo para esconder o código e ocultar o que os seus programas estão a fazer num computador infectado". Como resultado, um utilizador pode andar meses sem perceber que algo está errado. Basta que atribua os problemas enumerados na lista (ver ao lado) a erros das aplicações ou à idade do computador.

Para quem reconhecer vários destes sintomas no PC - elaborados com base em alertas da Panda Security e da Kaspersky - o ideal é agir rapidamente. Como? A primeira coisa a fazer é desligar a internet, para cortar o acesso remoto ao computador. De seguida, se o sistema operativo não arrancar, opte pelo "Safe Mode" - disponível através da tecla F8. Uma vez dentro do PC, verifique se o antivírus está actualizado - use outro computador para descarregar actualizações necessárias. Faça o scan total e siga as instruções do programa antivírus - isto pode demorar bastante tempo. Por fim, não é má ideia dar uma limpeza no PC, eliminando ficheiros desnecessários e software não licenciado.

No I de hoje 

Sem comentários: