A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

terça-feira, janeiro 04, 2011

A CRISE, uma explicação para nós...

Em tempos recebi este texto by mail.
Enviei a dois ou três amigos.
Limpando os emailes antigos dei com ele.
Achei que seria interessante postá-lo aqui, para nós, os ignorantes, podermos perceber a crise.
Lá vai!

Certo dia, numa pequena e distante vila, apareceu um homem a anunciar que compraria burros a 5 euros cada. Como havia muitos burros na região, todos os habitantes da pequena vila começaram a caça ao burro.
O homem acabou por comprar centenas e centenas de burros a 5 euros.
Quando os habitantes diminuíram o esforço na caça, o homem passou a oferecer 10 euros por cada burro.
Toda a gente foi novamente à caça, mas os burros começaram a escassear e a caça foi diminuindo. É então que o homem aumenta a oferta para 25 euros por burro, mas a quantidade de burros ficou tão reduzida que já não compensava o esforço de ir à caça. O homem anunciou então que compraria os burros a 50 euros. Mas que teria que se ausentar por uns dias e deixaria o seu assistente responsável pela compra dos burros.

Na ausência do homem, o assistente faz esta proposta aos habitantes da pequena vila:
- Sabeis dos burros que o meu patrão vos comprou? E se eu vos vendesse esses burros a 35 euros cada? E assim que o meu patrão voltar vós podeis vendê-los a ele pelos 50 euros que ele oferece, e ganhais uma pipa de massa!!!

Que acham?

Toda a gente concordou.

Reuniram todas as economias, pediram dinheiro emprestado, e compraram as centenas de burros ao assistente por 35 euros cada um. Os dias passaram e eles nunca mais viram o homem nem o seu assistente, somente burros por todo o lado !

Vejamos o que aconteceu depois.

Os que tinham pedido dinheiro emprestado, ao não conseguirem vender os burros, não puderam pagar as dívidas.

Os que tinham emprestado o dinheiro queixaram-se à Câmara Municipal, dizendo que se não recebiam o dinheiro não podiam continuar a emprestá-lo e, assim, arruinava-se toda a vila.

Para que os emprestadores não se arruinassem, o Presidente da Câmara, em vez de dar o dinheiro às pessoas da vila para pagarem as dívidas, deu-o aos emprestadores.

Estes, mesmo recebendo o dinheiro, não perdoaram as dívidas das pessoas da vila, que continuaram endividadas.

O Presidente da Câmara gastou, assim, o dinheiro da Câmara, ficando endividado. Pediu dinheiro a outras Câmaras, mas estas negaram a ajuda, porque como a Câmara estava arruinada não poderia pagar os empréstimos.

Resultado:

  • Os dois de início, encheram-se!

  • Os emprestadores, com o seus lucros ressarcidos, continuaram a exigir os pagamentos aos endividados e ficaram com os burros dos que não puderam pagar.

  • Muitas pessoas arruinadas e sem burro para toda a vida.

  • A Câmara arruinada.

Resultado final?

Para solucionar esta preocupante situação, salvar a Câmara e todas as pessoas, o Presidente da Câmara decidiu...

...baixar os ordenados dos funcionários da Câmara!

FIM (por agora)



Entendem agora como funciona o mercado de acções e porque apareceu a crise e como se resolve?

NOTA - recebi de um nosso colega esta explicação desenvolvida, em PPS, pelo que não a posso postar. Quem desejar tê-la basta pedir-me ou ao IFFT. Vou tentar acrescentar este texto com o que falta. Já está! Não foi fácil traduzir o castelhano...

1 comentário:

Anónimo disse...

Tirando os " bem instalados",quem não se sente burro? Quem não está farto de tanta "injustiça"? Que poderemos fazer? Estou farta..
gb