A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quinta-feira, outubro 05, 2006

5 DE OUTUBRO

Passa hoje mais um aniversário, o nonagésimo sexto, da implantação da República em Portugal. Hoje todo o mundo português comemora o facto , menos aqueles que defendem a Monarquia. Estão no seu direito, os Monárquicos, mas eu como Republicano fico muito satisfeito e feliz, por finalmente após 1910 anos ( quase dois milénios) termos conseguido saír daquele jugo. Eles, os Monárquicos , na minha opinião não têm qualquer moral para nos criticar, pois ainda nem centenários somos, quanto mais milenários. Mas esta altura não sei porquê, lembra-me sempre a Nela Gonçalves. Sei que foi na visita do General Humberto Delgado a Bragança, aquando da sua campanha para a Presidência da República,que ela, aí com 11 ou 12 anos, foi juntamente com o seu pai,Drº Gonçalves, depositar uma ramo de flores no monumento existente ao fundo da rua Direita, chamado o Principal. Sabem o que lhe aconteceu ? Foi expulsa do Liceu...Já na altura fiquei profundamente chocado, e só hoje passados tantos anos, pra'í quase 50 ,é que lhe posso demonstrar publicamente toda a minha solidariedade. Mais vale tarde do que nunca .

1 comentário:

Alberto David disse...

É assim mesmo caro Barreira, obrigado por não te esqueceres deste dia, como vês os Républicanos são assim, também não deixei passar a data no meu blog. Viva a Républica