A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sábado, dezembro 16, 2006

Hoje por aqui é assim ... ESCOLA PRÉ-PAGA

Num comentário do "OLD" há dias , referiu-se à escola paga aonde andou.
Pois é verdade naquele tempo anos 50, já havia pré primária em Bragança ( chamada escola paga ), privada é certo e ministrada normalmente por pessoas que tinham sido corridas pelo regime e tinham muito valor. Aonde eu vivia havia uma ao fundo da rua da Amargura(cuja localização já o "OLD" aqui deixou ) e era do Sr. Guilhermino Chumbo, pessoa muito competente e afável , já com certa idade e cabelo todo branquinho ( diziam que tinha sido perseguido pelo Salazar) . Andou comigo nessa escola o Chico Horta que foi contemporâneo no Liceu de quase todos nós. Levávamos um pão com manteiga ou marmelada dentro dum guardanapo alvo como a neve dobrado em três, que o Sr. Guilhermino atirava para um canto próprio para o efeito, sustentado por uma placa triangular que á hora do lanche íamos buscar. Saíamos todos dali a saber ler , escrever e contar como papagaios.
Tanto que logo a seguir ,na 1ª Classe passámos quase todos com 20. Foi um bodo aos pobres, a Prof. D.Olinda Ferreira reformava-se nesse ano. Fizeram a 1ª classe comigo o Tony Campos, Eurico Padrão , Telmo Seixas e o colheiteiro Eurico Falcão.

8 comentários:

Anónimo disse...

HELDER, Tiro na "mouhe".
Como é que te lembrou este assunto.
Realmente estás numa forma fantástica.
Estive a puxar pela memória e recordo-me de tu falares no SR.Guilherno e fazer referência a
coisas passadas nessa escola paga.
Na altura davamos um valor relativo aos assuntos agora com mais de 40 aos passados...
é como o folar quando se come fora
da Pascoa,sabe muito melhor e com uma pinga de Vinhais.
OLD

Anónimo disse...

Helder não te quero incomodar mais,
mas falas-te do Eurico Falcão.Que é
feito deste homem?Eramos muito amigos.Nuna mais o vi.
Se tu souberes ou algum colheiteiro
que me diga que agradeço.
Estou a escrever e com o livro de
finalista em frente.
Falta saber da Cândida Lopes,ainda
não veio em Maio ,nem ao Blog.
Do Comandante Antóno Aires vou tendo notícias por colegas dele.
O Gil tenho-o visto
É verdade e a Teresinha do Menino Jesus.Que será feito desta colheiteira?.
O Luis Borges,vemo-ns de vez em quando.
Parece que está tudo .
OLD

Anónimo disse...

Meus caros,eu também andei na escola paga do sr Guilhermino.Nunca lhe tinha sabido o apelido, apenas que era sargento-músico reformado.E os meus irmãos também por lá passaram.Era o jardim-de-infância daquela altura.Mas como já é tarde volto amanhã,OK?MC

Anónimo disse...

Cá estou de volta.Com que então ,andámos juntos no sr.Guilhermino! E não nos lembramos uns dos outros.Nessa altura, um ano ou dois de diferença era uma eternidade.Lembro-me do Helder ,já ele sabia ler,eu ainda não, do casamento de um primo meu com a filha da D:Gina Pimparel,professora na escola do Loreto,que era vizinha do Helder e mãe também do José Carlos Pimparel,que morava, mais tarde, em frente à casa do arco e era bancário.Do Bartolomeu , lembro-me dele como escuteiro.O Telmo Seixas foi meu colega de turma nos primeiros anos do liceu.Quem eu recordo da escola paga são os irmãos Veloso, o Manuel e a Beatriz.Ainda havemos de regressar a estas recordações.M.C.

Anónimo disse...

Tio: essa memória deve ser incessantemente recordada e relatada no blogue. Intento assimilar e conhecer esses tempos. Em suma, conhecer a outra "face" do Portugal Salazarista, aquela que, fruto dos tempos, não conheci. Tenho que ser honesto.

Anónimo disse...

Também frequentei a chamada Escola Paga que por sinal era apenas 2 casas a seguir à minha na Rua Nova , o que por manias de "puto", não me agradava nada!A professora era a menina TININHA TAVEIRA, uma solteirona que se dedicava a ensinar(?) eu diria antes "stressar" ( sem ofensa)as crianças à sua guarda.Julgo que só lá andava mais um rapaz o Rui Fernandes (mas não tenho a certeza).A grande maioria eram meninas e não nos passavam cartão. Sinceramente não guardo boas recordações desse tempo que lá perdi a tal ponto que tanto chateei o meu falecido pai para me mudar para a escola dos rapazes que não teve outro remedio que não fosse falar com o senhor Director Escolar para me aceitar com 6 anos apenas ,na Primária ,o que hoje é normal, mas naquele tempo não era bem assim.Julgo que nada aprendi ou muito pouco na dita escola paga ,pelo que me não deixou quaisquer saudades. Da Escola Primária e do meu Professor Senhor Dionísio ( pai do nosso colega)isso sim sinto muitas saudades e eterna gratidão.Mas certamente da primária haveremos de falar noutra altura.VMB

Anónimo disse...

Helder se sabes noticias dos nossos
"colheiteiros" que acima referi,diz alguma coisa.
Se não souberes pronto ,fica assim
OLD

Anónimo disse...

Manel. eu, os meus Pais, eram muito amigos da D.Gina Pimparel e dos filhos nomeadamente do Zé Carlos. Foi 1º funcionário da Câmara e só depois do BTA, Foi o principal actor numa peça do 1º de Dezembro, fazendo o papel de Gambeta. Morava ao pé de mim , casou com a filha do tintureiro, e depois foi viver na Rua de Trás perto do arco e da casa da Teresa Pires. Fui ao casamento da filha mas não me lembro do noivo . Quanto aos irmãos Veloso, conheço-os a todos muito bem sendo da minha idade talvez mais novo um ano o Neca.