A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

segunda-feira, julho 26, 2010

Aparvalhado...!

Estou a ler/reler o livro Breve História De Quase Tudo, de Bill Bryson, Quetzal Editores, onde o autor aborda, seriamente mas com ironia, temas com o big bang, a idade da terra, gasolina com chumbo, o átomo, a matéria e antimatéria, etc. etc.!
Há questões que não penetro e outras que me baralham, como a matéria e antimatéria.
Posso compreender que matéria é qualquer coisa que existe e antimatéria é qualquer coisa que se lhe opõe.
A antimatéria é composta de antipartículas.
Estas são partículas oponentes às partículas elementares, com a mesma massa.
Afinal não são bem "anti"!
São mesmo "partículas antipartículas"!
Percebeste?
Eu nem por isso...

Por vezes, estas noções, são "demasiada areia para a minha camionete".

Ler e pensar nestes temas faz bem aos neurónios, previne os momentos Alzheimer e induca e instrói!
Além de ajudar a passar o tempo.
Fica-se um pouco aparvalhado, ou melhor, um pouco mais aparvalhado!
No entanto, sabe bem entrar no mundo fabuloso da ciência, ainda que de forma simples!

4 comentários:

Anónimo disse...

A palavra "imaterial" existe, portanto será sinónimo de anti-matéria?! Depois, não sendo eu nada letrada em nenhuma ária científica (ou outra)e ao mesmo tempo que ouço um programa de fados, dou por mim a pensar nos "estados de alma" que, desprovidos de matéria física, são matéria que nos fazem viver ou morrer ou...ir andando...
Isto tudo para também dar trabalho ao neurónio que ainda persiste em estar activo.
Um abraço
Fbbc

IFFT disse...

Ora cá está a diferença entre as pessoas!
Sabes, à partida,que há questões em que não penetras e outras que até te baralham o pensamento...
Qual a razão por que tentas abordá-las, se depois tens a noção de que ficas um tanto ou quanto mais aparvalhado do que já és?
Será apenas para evitares teres encontros inconvenientes com o teu primo alemão Alzheimer?

DuarteO disse...

Fbbc
Imaterial não é o mesmo que antimatéria!
Imaterial é um conceito religioso e antimatéria é um conceito físico (física quântica).
E "estados de alma" a ouvir fado tem que ver com emoções, sistema límbico, serotonina, etc, não é nada imaterial...bem pelo contrário!!!

IFFT:
Lê!
Ler induca e instrói!
Lê coisas que te questionem!
Só te faz bem!
Nem que seja para prevenir "o" Alzheimer!

INTERVALA!

Anónimo disse...

D.O., ainda bem que me ensinaste, pena que eu não aprendi. Também, com um só neurónio, se é que ainda o tenho!...
Não leves tudo tanto a sério que ficas mais velho antes do tempo!
Mas tu lá sabes...é muito difícil lidar com os ignorantes, não é?
Abraços.
Fbbc