A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quarta-feira, agosto 01, 2007

Cinema...

Desapareceram há dias deste mundo dois famosos realizadores de cinema, que deixaram boa obra e boa escola.
Lembrei-me dos meus tempos da Colheita em que tínhamos eu e alguns Colheiteiros63 lugar cativo na fila X da geral no Cine-Teatro-Camões. Os filmes eram às terças, quintas , sábados e domingos . Era meu companheiro , grande aficionado e muito entendido destas lides o n/Niso que fazia sempre questão de me informar sobre o que era o filme , quais os actores ( grande Sofia ) e principalmente os realizadores.
Aliás era norma nessa altura passa-se a filmogafria do filme no início do mesmo ( o que para mim era uma grande estopa) , mas com a perseverança constante dele acabei por começar a ligar aos nomes e foi daí que eu conheço a maior parte dos realizadores, entre os quais os que recentemente faleceram.
Agora os nomes aparecem no fim , já se vêem pessoas a levantar antes de as luzes se acenderem. Como isto mudou....

4 comentários:

Anónimo disse...

No tempo que o Helder refere, certamente nem Antonioni nem Bergman chegavam a Bragança.Mas lembro-me de eu não ter visto o Psico de Hitchcock e dos cuidados de que se revestiu o início da sessão com a rigidez de marcação da hora para início da projecção do filme, após o que era proibidíssimo entrar.

Tenho é muitas saudades dos comentários repentistas , certeiros e suculentos que se ouviam vindos daqui e dali e que eram um autêntico filme dentro do filme e que sempre o valorizavam e por vezes ultrapassavam.

redonda disse...

Acontece o mesmo para a música. As referências só passam no final (muitas vezes para conseguir ainda vê-las, também temos de nos levantar), mas a televisão faz pior, quando corta o genérico final por razões de horários de programação.

H.B. disse...

Lembro-me muito bem do "Psico" . O Niso nos dias seguintes dizia-me todo eufórico: Viste aqueles suspenses? fenomenais ...e a queda das escadas ...
Quanto aos filmes dos falecidos não me lembro de ver nenhum naquele, mas se calhar at´lá chegaram.
Lembras-te do "Esplendor na Relva", "Quo Vadis" , "Os Pássaros"e quejandos?

Anónimo disse...

Jamais esquecerei a fila X !
E o "Esplendor na Relva" ! Tanta ilusão !
Com um abraço do Isaías.