A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sexta-feira, agosto 10, 2007

CRÓNICA DE SEXTA-FEIRA (34ª)

A verdadeira amizade

Na derradeira crónica antes da minha verdadeira partida para férias relatarei um episódio, que se sucedeu na quinta-feira à noite enquanto jantava com três amigas e um amigo, muito comovedor para o meu ego e para a minha noção de amizade.
Como afirmou Oscar Wilde “há que simpatizar sempre com a alegria da vida. Quando menos se fale das chagas da vida, melhor”. Ora, foi rigorosamente este sentimento que se despertou em mim quando num jantar, que a prior não providenciaria grande pompa e sumptuosidade, esses meus amigos ofereceram-me um bolo de anos para comemorar o meu aniversário. Apesar dos sofrimentos e das humilhações que padeci em tempos em que a rebeldia, a maldade e a inveja predominavam, senti naquele momento que, numa lógica extra-familiar ou “fora de burgos” (como se denominava urbanisticamente no feudalismo), tinha semeado alguma admiração e amizade. Sinto, nestas circunstâncias, que ao trilhar rumo a uma nova e determinante fase da minha vida académica e pessoal, deixei um legado perene cujas memórias escolares jamais serão desvirtuadas e olvidadas do meu pensamento.
Em suma, e para frasear o renascentista Leonardo da Vinci “a vida bem preenchida torna-se longa”.
Faço votos de boas férias para todos os participantes deste blogue.

By Afonso Leitão

8 comentários:

Anónimo disse...

Caro Afonso:

Gostei desta lição de vida. A justiça tarda mas chega.
Tente preservar essas amizades.

Um abraço

Unknown disse...

Como vê nem tudo é mau , ainda há algures, alguém que se preocupa connosco.
Felizmente , cada vez mais , agora nesta tua nova fase da vida , irás verificar isso.

Anónimo disse...

CaroAfonso.Esses "ditos" deixaram-se vencer pela razão.
Aquele"Sr" que falamos quando o meu amigo esteve em Bragança,os
opositores deixaram-se vencer pela
razão.EraBOM.
Então boas férias e veja lá essas
pequenas..
Um abraço Bartolomeu

Anónimo disse...

oh afonso...ainda bem que percebes.te que a nossa amizade e sincera e verdadeira! o Doremon!continuo a espera da mariscada, e agora inda ha outra promessa! beijinho e boas ferias!
Quando voltares avisa para organizarmos outro jantar e desta vez bem prolongado!

Anónimo disse...

Não há nada melhor que a ambiência de férias para tornar o ar menos carregado e o espírito mais aberto e leve... relampejam subitamente fulgores de um mundo melhor...e lá se vai para "férias", mesmo ficando...
Boas férias.
************************
E agora quero pedir um favor ao Bartolomeu a propósito da frase que refere no seu comentário aí atrás e que tem a ver com mudar de opinião.Essa frase é atribuída a Nuno Álvares Pereira que a disse ao alcaide do castelo de Bragança, que se aliara ao rei de Castela na questão dinástica.Tu tens a frase completa? Ela começa"Mudai de opinião, que os homens os torna mais fortes....." e acaba "...deixarem-se vencer pela razão".
Se puderes, põe-na aqui no blog que ficará bem.Durante anos esteve numa lápide à entrada da barbacã, mas há muito já que desapareceu.Abraço.

Anónimo disse...

Olá Afonso,

A verdadeira amizade é um dos sentimentos mais nobres e, apesar de desilusões que vamos experimentando ao longo da vida com alguns supostos amigos, há sempre um pequenino punhado que passa a fazer parte da história da nossa vida.
O gesto dos seus amigos é sem dúvida um indício de uma amizade incondicional que certamente se prolongará vida fora.
Umas óptimas férias e até sempre.

Lena Pires

Anónimo disse...

Olá Afonso! Desde já peço desculpas por não ter estado presente no jantar, mas compromissos familiares impediram-me!
PARABÉNS MENINO AFONSO PELAS TUAS 18 PRIMAVERAS!
Já devias saber que a nossa amizade é sincera e verdadeira, e devias valorizar mais quem te admira e não quem faz de teu amigo depois apunhala-te pelas costas! Já que falamos de amizade deixo os meus comprimentos saudosos a todos os colaboradores deste blog pela experiência que têm aqui mostrado na preservação do sentimento de amizade ao longo dos tempos…. Nos dias de hoje este tipo de amizade, pura e simples não existe. Cumprimentos a todos, em especial a ti Afonso!

Anónimo disse...

Querido Afonso, não pude deixar de de comover com as tuas palavras...primeiro porque afinal também tu tens amigos, depois porque realmente ter amigos é muito bom. A minha melhor amiga é minha amiga há 26 anos, somos muito diferentes, temos um percurso de vida muito diferente...podemos estar semanas nem nos falarmos...mas quando nos econtramos é como se ontem tivessemos estado juntas e sabemos só pelo olhar o que a outra está a pensar. E isso é realmente muito bom.....
Um grande beijos, Gé