A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

terça-feira, março 04, 2008

Gato por lebre...



O Diário de Notícias de hoje publica um artigo do nosso ex-presidente e ex-candidato a presidente da república, venerando Dr. Mário Soares, que me enganou pela forma como abordou o tema em análise.
No caderno Opinião, no Tempo e a Memória, o artigo chamou-me a atenção pelo título, Portugal e o Futuro e por incluir uma grande fotografia de D.Carlos, em meio corpo, fardado de grande uniforme, com condecorações e sem barrete.
Que relação causa e efeito um anti-militarista republicano daquele jaez faria publicar um artigo seu, versando o futuro da República em 2008, com aquela fotografia do Rei assassinado há cem anos?
Sobre D.Carlos apenas uma frase: "E, apesar disso, na sua terra, estão sempre a menosprezar o seu país:a parvónia, a piolheira, como lhe chamava o Rei D.Carlos, a choldra."
O resto da prosa versa numa primeira fase a diferença entre Portugal e a Espanha no que concerne às Nacionalidades. Depois trata de falar mal dos portugueses, quando vivem em Portugal, - onde haveriam de viver? : "Os portugueses sofrem de péssima doença: desconfiarem de si próprios. E têm o estranho hábito de dizer mal - não no estrangeiro, mas em Portugal - de si próprios e da sua terra."
Termina, certamente com a mensagem pretendida:
"Tenho confiança no futuro de Portugal - e dos portugueses,sempre tive. Mesmo nos anos cinzentos e tão tristes da ditadura......E não é agora por a Europa estar em crise - e o mundo a entrar em recessão - ou por sentirmos , é verdade "um difuso mal-estar" que os orgãos de comunicação social ampliam, que nós vamos perder a confiança em nós e no destino português!"
Porque estava lá a fotografia de D. Carlos?

4 comentários:

DuarteO disse...

O meu amigo não sabe que o grafismo é da responsabilidade do jornal?
Peça responsabilidade ao NEO-LIBERAL, ex-UDP, quase "militante" do PSD e porta-voz do Belmiro, José Manuel Fernandes, Director do Público!
Temos que saber olhar com olhos bem abertos, e não só para um lado...

IFFT disse...

Caro amigo Duarte, se assim é, o que julgo não acontecer,pois as fotografias são parte integrante dos artigos, tenho que perguntar ao sr.Director do jornal Diário de Notícias, João Marcelino, que segundo penso não tem cartão laranja felizmente.
Devolvo a dos olhos abertos...
Com um grande abraço.

Anónimo disse...

Em qualquer dos jornais e seja quem for o director e creio que também em qualquer parte do mundo, a "decoração" dos textos costuma ser da responsabilidade, gosto ou falta dele do editor e/ou director .
Em jornais preocupados com a liberdade do leitor há agora um provedor a quem os leitores podem apresentar os seus protestos e críticas sobre o que entenderem. E tenho presente que no Público (que o que tem de pior é o pp director!!!) esta questão já foi tratada mais que uma vez.
Podermos ter todos um bocadinho de razão é que
"nos torna mais fortes" - e esta vai em honra do Bartolomeu.

DuarteO disse...

Para que conste: não me revejo em nenhum dos jornais portugueses.
O jornalismo de referência é muito mau, ou melhor, não existe.
Os tablóides, pelo menos, não querem enganar ninguém, só querem vender papel.
Sabes melhor do que eu que a corrupção grassa no futebol, nos corredores alcatifados e nas redações...
A corrupção pode ser material, ética e cultural, como também sabes!

ABRAÇÃO E VIVA O BENFICA!