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terça-feira, maio 27, 2008

Para o IFT! (não resisti...)

Da série “Ninguém me olha a pensar que minto”¹ [5]

O actual governo quer construir duas linhas de alta velocidade: uma para Espanha, outra para o Porto. Questionada no célebre debate na TVI moderado por Manuela Moura Guedes, Manuela Ferreira Leite disse desconhecer dossiers como o TGV.

Achei, de facto, estranho, porque tinha ideia de que a então ministra das Finanças havia defendido a construção de cinco linhas de TGV. Veja-se a Resolução do Conselho de Ministros n.º 83/2004, de 26 de Junho:
    “a) Linha Porto-Vigo, como linha de alta velocidade, com uma estação intermédia entre o Porto e a fronteira luso-espanhola de Valença/Tuy, com horizonte temporal de 2009;
    b) Linha Lisboa-Madrid, como linha especialmente construída para a alta velocidade, com estação intermédia em Évora e na fronteira luso-espanhola de Elvas-Badajoz. Deve igualmente a sua parametrização permitir a circulação de composições ferroviárias de mercadorias compatíveis com as características do traçado e as exigências de exploração, com horizonte temporal de 2010;
    c) Linha Lisboa-Porto, como linha especialmente construída para a alta velocidade, com estações intermédias em Leiria, Coimbra e Aveiro, com horizonte temporal de 2013;
    d) Linha Lisboa-Faro-Huelva (via Évora), como linha de alta velocidade, com uma estação intermédia em Beja, com horizonte temporal de 2018 dependente de estudos técnico e de viabilidade económica;
    e) Linha Aveiro-Salamanca, como linha de alta velocidade, permitindo a circulação de composições ferroviárias de passageiros e mercadorias, com estação intermédia em Viseu, com horizonte temporal de 2015.”
Quando o governo de Durão Barroso decidiu alcatifar o país com linhas de alta velocidade, Ferreira Leite conhecia o dossier, tanto que o aprovou em conselho de ministros. Agora que o Governo decidiu avançar com duas linhas, a ex-ministra diz desconhecer o dossier.
___________
¹ Expresso de 3 de Maio.
posted by Miguel Abrantes @ 26.5.08 http://corporacoes.blogspot.com/



Só faltava no TGV a linha Porto-Mirandela-Bragança-Zamora-Valladlid.

Este Governo Cherne/Manuela discriminou abusivamnete a nossa terra.
Olha que não sei onde iam buscar dinheiro!
Talvez vendessem os Jerónomos aos américas.
Só isso.
Brincalhão, este IFT!

4 comentários:

H.B. disse...

Ela tem a memória curta , a exemplo do IFT

IFFT disse...

Na ligação a Madrid faltava o Ramal de Donas com passagem obrigatória por Castelo Branco,terrinhas igualmente descriminadas e votadas ao esquecimento.
Relativamente a dinheiros, a situação de então em nada se comparava à de hoje, porque os novos ricos assapados actualmente no poder ainda não o haviam esbanjado.
Contudo, havendo necessidade de ter que vender algo, não seriam certamente os Jerónimos, que pouco renderiam, a opção mais válida era, certamente, as Lages da Terceira, pelo seu valor estratégico.
Brincalhão sou e gosto, mas não abuso da paciência dos homens de boa vontade...

Anónimo disse...

E nós pobres transmontanos nem sequer vemos passar os comboios!!!
Se bem me lembro será uma coisa que corre sobre carris de ferro!Será?
Agradeço esclarecimentos...

Anónimo disse...

Jorge: Já são dos super-TGV: Passam tão depressa que nem os vemos!!!