A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quarta-feira, julho 07, 2010

O uso da internet ...

Mais de metade dos portugueses (55,4%) não usam a Internet, a maioria dos quais por falta de interesse ou porque não a sabem utilizar, segundo um inquérito que é divulgado hoje.
De acordo com um estudo sobre o impacto da Internet na sociedade portuguesa, realizado pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES), apenas 44,6% dos portugueses utilizam esta ferramenta, apesar de se registar uma subida relativamente aos dados de 2008: 38,9%.
Entre os que não utilizam a Internet, 47,5% têm 55 ou mais anos, enquanto a maior fatia dos que a usam, 61,9%, situa-se naturalmente entre os 15 e os 34 anos.
Participaram neste inquérito 1 255 pessoas. As 696 que afirmaram não utilizar justificaram a resposta com o facto de não se interessarem pela Internet ou a considerarem pouco útil, 44,4%, ou pelo simples facto de não saberem utilizar a ferramenta (26,3%).
Mais de 20% afirmam não ter um computador ou consideram o acesso à Internet demasiado caro.
Do grupo de pessoas que não utilizam a Internet, mais de 50% acham que nunca vão começar a fazê-lo.
As diferenças entre homens e mulheres são hoje mais reduzidas, conclui ainda o estudo.
Em relação ao acesso à informação, 77% dos inquiridos consideram a televisão "importante" ou "muito importante", seguida dos jornais (55,6%). A Internet surge apenas em terceiro lugar, com 52,3%, à frente da rádio, com 50,6%.
Em relação ao entretenimento, a televisão é novamente a primeira opção, enquanto a Internet é a última, com 23,9% dos inquiridos a considerarem "nada importante".
Dos que utilizam a Internet, 56,5% fazem-no diariamente para consultar o email, 46,9 para usar sistemas de mensagens instântaneas. Nos últimos lugares surge a realização de chamadas, apontada por apenas 7%.
Quanto a redes sociais, 25% dos inquiridos (315 pessoas) afirmaram estar registados em pelo menos uma, sendo que 75,6% apontaram o Hi5 e 70,2% o Facebook.
O estudo de opinião é apresentado, hoje, na 11ª Conferência Anual do World Internet Project, no Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa - Instituto 

In I de hoje

3 comentários:

Anónimo disse...

Eu, estando muito longe de saber usar bem a Internet, ficaria muito "diminuída" se deixasse de a poder usar. Há pessoas ( entre outas vós)que só contacto deste modo. Cada um dos meus dias ficou muito mais rico por causa da Internet. Sobre os outros considerandos, há muito a observar, tal como: quem são, como e onde vivem os inquiridos...e, num universo tão grande, o número de pessoas abordadas é muito pequeno.
Diga-se que eu, porque fiz muitas estatístas, não confio nelas por aí além. Temos que saber ao quê e a quem servem. Resumindo, eu uso com muito gosto a Internet e quem ainda não se deixou convencer nem sabe o que perde.
Abraços
Fbbc

mc disse...

Tudo esprimido, o que resulta? Mais gente usa a net. Óptimo.Estamos no bom caminho.Qualquer dia começam a ser ouvidos nestes inquéritos os da geração do Magalhães e aí é que as percentagens vão apresentar boas subidas.Até lá é o ram-ram de uma novidade que implica despesas.

mc disse...

O calor faz destas: "espreme-nos". Em cima é "Tudo espremido", claro. Fartamo-nos de transpirar .