A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sexta-feira, julho 30, 2010

Um fininho à maneira dos anos 60 e aos 60 anos ...

Sempre fui um adepto incondicional dos finos . Naquele tempo , anos 60 , os melhores eram no Flórida e no Poças , mas os verdadeiros apreciadores  puxavam para o Pincelas ( Poças mais novo , no jardim ) . Até aqui bebia-os só com tremoços da Tia Maria da Vila e só depois de 64/65 comecei a saboreá~los com marisco ( gambas das mais baratas ) . Os meus companheiros mais habituais eram o Zé Gomes , Adalberto , Carlos  Silva e mais espaçadamente o Eduardo Gonçalves. No verão de 64 apareceu o Rui Guerra , que estava na Guiné a prestar serviço militar como alferes miliciano . Vinha com dinheiro e bons vícios , até lagosta comemos. Bons tempos passei naquela esplanada do Flórida e do Poças , juntamente com aqueles Amigos .

Um bom fino deve ter o copo seco e limpo , um sistema de refrigeração revisto e actualizado. Não esquecer que tem de levar pelo menos um dedo de gravatinha , a espuma garante que o gás não desaparece ao primeiro gole e que a temperatura se mantém . 
Agora nos meus 6o anos gosto muito da cerveja Sagres , não fosse ela a patrocinadora oficial do Benfica e em Lisboa adoro uns finitos e não só ,  no Ramiro . 
Na marisqueira tradicional Ramiro, na rua Almirante Reis, em Lisboa, ouvimos o gerente Pedro Gonçalves: "É um namoro de há muitos anos, talvez 40. Começámos a trabalhar com a Sagres e nunca mais mudámos. O cliente está habituado a ter este sabor de cerveja com esta comida." Por falar em comida, "a boa cerveja acompanha sempre com tremoços, mas de acordo com a vontade do cliente fica bem com gambas "al ajillo", o nosso famoso prego de lombo no pão ou umas amêijoas à Bulhão Pato". Os copos são secos e refrigerados. "Temos um frigorífico especial e a sua temperatura depende da altura do ano. Neste momento está na casa dos 7, 8 graus."
É aqui que brevemente irei lanchar com o meu grande Amigo IFFT . Começamos com em cima se diz , intervalamos com presunto pata negra , ameijoas à bolhão pato , gambas do Algarve e  carabineiros grelhadinhos e acabamos com o famoso prego do lombo no pão . 
Já vos está a crescer água na boca ? Se sim , também podeis ir connosco , é só fazer aqui a respectiva inscrição , mas aviso , bolsa bem recheada . 
Vai ser comer . beber e chorar por mais ... Quem nos quer acompanhar ?

9 comentários:

DuarteO disse...

Quando é o lanche?
Hora, dia e mês, se possível!

Anónimo disse...

Não prometo ter blusa tão larga para tão grande refeição mas um niquinho e um abraço, terei muito gosto, se não for só para homens.
Fbbc

Anónimo disse...

QUANDO É? QUANDO É?

Anónimo disse...

HB,a tua dieta acabou???
gb

Unknown disse...

+Qual dieta ???

+Em devido tempo informarei , dia e hora .

Anónimo disse...

AVISO À NAVEGAÇÃO:

O "RAMIRO" fecha para férias de 8 de Agosto a 9 de Setembro, pelo que terei9s de andar prestes, meus irmãos!

IFFT disse...

Aguardo serenamente o desenrolar dos acontecimentos.Cumptre-me estar presente. É só marcares o grupo data/hora.
Da minha parte terei o maior dos prazeres com a presença doutros amigos.
Como sabes, só pode ser a partir da 2ª semana de Agosto, porque até lá vou para banhos para Sul.
Um abraço.

Anónimo disse...

Na 3ª semana de Agosto estou a apontar azimute para Bragança, até lá para o fim do mês. Quem estárá por lá nessa altura? Espero encontrar alguém que se queira encontrar comigo.
Abraços
Fbbc

Anónimo disse...

Oi rapaziada. Quando morava em Lisboa era a minha preferida. Cliente assíduo. Agora estou longe e não posso ir lá saborear as imensas mariscadas que meti no buxo.
Alguém se lembra de um empregado que era de Chaves?
Mesmo com aquilo cheio havia sempre lugar para mim. Que saudades, rapaziada!!!!
Boa escolha.
Bom apetite e...fico cheio de inveja dos que lá forem.
Um abraço para todos.
Jorge.