A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

domingo, setembro 12, 2010

A década de 50 em Bragança e se calhar nos outros lugares ....

No início da década de 50 , tinha este v/amigo 5 anos . Volvidos todos estes anos pergunto-me : qual a actividade cultural que tínhamos ao n/dispôr tanto na cidade como no País ?
Computadores - nicles
Internet - nicles
Playstations - nicles
Telemovel - nicles
Telefone  fixo - nicles ou quase
TV - nicles
Rádio - nicles ou quase
Cinema - havia o Cine-Teatro Camões , onde messa altura passavam filmes de 3ª ou 4ª categoria , mas não tínhamos lá entrada , devido a imposições de idade.
Teatro - os realizados pelos estudante na altura do 1º de Dezembro e eram uma festa.
Jornais - chegavam alguns na automotora da noite ( cerca das 11 horas ) e só eram distribuídos no dia seguinte de manhã. Na altura havia disribuição porta a porta e posso dizer que foi no JN que aprendi a ler ( éramos assinantes lá em casa ) e aprender  coisas que se passavam no mundo , poucas pois havia censura .
Livros infantis - nicles
Divertimentos , jogos - os rapazes jogavam ao bulharaco ( será assim que se escreve ) ou ás esferas , aos polícias e ladrões , ao está-quieto , ás corridas e as meninas ao ringue , macaca , anel , etc. etc. Os bailes só apareceram na década de 60.
Circo - era a única coisa que , de vez em quando aparecia na cidade , com alguns motivos culturais e artísticos , como os palhaços , os animais selvagens domesticados , o trapézio e os ilusionistas .
Foi este vídeo abaixo que me trouxe esta pequena  reflexão .


Como seríamos nós , se tivéssemos tido ao n/alcance os meios que os n/netos usufruem  e @s n/filh@s usufruíram ? Responda quem souber , que eu não sei .
As vezes tento dar a conhecer aos meus netos e até ás minhas filhas , quão diferente foi a n/educação  , mas respondem-me sempre da mesma  maneira :" já vimos esse filme" .

6 comentários:

IFFT disse...

Seríamos como são os nossos netos, nem mais nem menos, neste mundo de ilusões...

Anónimo disse...

Lembro-me muito bem dos meus 5 anos, porque foram marcados por a vinda de um irmão. Ñunca percebi que a minha mãe tinha a barriga grande mas devia ter, pois o bébé nasceu com cerca de 4kg. Era uma conversa que todos me faziam, como se a vinda da criança dependesse de mim e, assim, tendo eu já 2 irmãs e 2 irmãos e sendo eu a mais nova, para que seria mais um? É claro que dizia que não queria e que, se viesse na automotora do Porto, (nasceu às 23h) eu não gostaria dele nem lhe falaria. Puro engano, mal o vi, foi uma cegueira. Neste dia, 4 de Outubro de 1951, eu já com 6 anos feitos, comecei a crescer mais depressa, já não era a mais nova e ajudava a tomar conta daquele lindo menino, com muito amor.
Nesse ano, como no anterior, as Srªs do movimento nacional feminino organizaram teatros e lá estávamos alguns de nós. Também me lembro de ir ver os filmes do Joselito. O parque infantil da Câmara era um bom local de adestrar as minhas pertensões circenses, bem como o muro da ponte do rio Fervença. Quando aprendi a ler, havia pequeninos livrinhos de 4 tostões, com as, ainda agora, encantadoras histórias da gata borralheira, etc. Porque, mesmo assim, me sobrava muito tempo, costurava as bonecas e suas roupas e assim aprendi o que ainda hoje me faz imenso jeito. Andava na bicicleta do meu pai, sentada no ferro, de patins, pesadões por serem de ferro também, e todos os jogos de menina e menino, com poucas reservas.
Em relação aos dias de hoje, não é melhor ou pior, é só diferente. As crianças têm muitas facilidades nalgumas coisas mas são bem mais pobres noutras, como o não poderem andar livremente numa cidade inteira, como eu (nós)andei a qualquer hora, sem perigo. Sempre senti que os mais velhos nos protegiam e guardavam, às vezes, pensava eu na época, até demais.
Tenho muita ternura pela minha meninice e a vossa e nunca penso que aquilo que sou hoje saia prejudicado pela ausência das "mordomias" actuais. Será que a minha criatividade e alegria não foram semeadas nesse tempo?
Desculpai o desabafo que, para mim, foi um prazer.
Grande abraço.
Fbbc

Anónimo disse...

Engadanhei as mãos neste teclado de tal maneira que as minhas "pertensões circenses", por muito que o desejasse, eram só pretensões, mas que me levavam a ousadias que hoje me causam calafrios. Nessas alturas já o meu Anjo tinha um enorme trabalho comigo.
Fbbc

mc disse...

Boa reflexão suscitada por uma grandiosa sucessão de quadros de ilusionismo muito mexido e cativante, além de inovador nesta arte.
Eu acho que ,em geral, em condições diferentes faríamos coisas diferentes.O que verdadeiramente me espanta é a rapidez das alterações ocorridas nos últimos 15,20 anos.Um borbulhar de novidades, que estão já a ser seguidas por uma fase de melhorias do já existente e não tanto em mais novidades.Entre o início da nossa idade adulta e os 60 vai um mar de diferenças a que nos vamos habituando com alguma graça e sentido do prático e útil.

Anónimo disse...

Era uma epoca terrivel tem toda
a razão o nosso cmt.Helder.
Ping pong,bilhar, bonecos e parece
que pouco mais(cine Camões).
Por essa razão seguravamos a Sé e era muito agradável ver as pessoas que saiam da missa.O responsável deste blog parece que nunca saiu
pois com as obras constantes,
podia cair-lhe uma telha na cabeça.

Já me esquecia de dizer que o Helder jogava muito bem o bilhar.

Abraço
B V.

célio disse...

Boa tarde a todos...

Eu sou animador, por acaso com o curso feito em Bragança, uma bela cidade cheia de culturas e tradições..
Não nasci na década de 50, nasci na década de 80, e ainda apanhei se calhar a ultima década dos jogos criados por nós, e pela nossa imaginaçao, realmente agora a vida é toda gerada pela electricidade...e todos os componentes que por eles proveem, principalmente jogos electronicos, esquecendo se calhar para as crianças de hoje jogos sociais, em que todos saiamos para a rua, para os montes e brincavamos a tudo o que a nossa imaginação permitisse,sem dúvida, eramos mt mais felizes e amigos....

No meu trabalho como animador, trabalho com pessoas da vossa idade, e neste momento estou a querer recriar viagens ao passado, e estou a recolher todo o tipo de materia, jogos que se jogavam na altura, filmes que alguns de vocês viam, musicas que ouviam, para depois os poder recriar todos, fazendo actividades, e proporcionando por uma semana a todos, um voltar a renascer, voltar a viver o que já viveram...

Agradecia se me pudessem ajudar neste ponto...todas as ideias sao bem vindas

cumprimentos,
Célio Ferreira