A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quinta-feira, dezembro 23, 2010

Natal em tempo de guerra ...1966

Não, não foi nada feliz nem alegre este natal , passei-o nas matas do Hinda , algures no norte de Angola , região dos Dembos. 
Tínhamos aprazada uma operação militar muita perigosa naquela região para os dias 22, 23 com regresso a  24 de Dezembro . Fomos apenas dois pelotões  bastante desfalcados , mais o Comandante de Companhia e desde cedo se  confirmaram todas as n/previsões quanto à  perigosidade da operação e á falta de apoio aéreo e da artilharia que se verificou . A perigosidade imediatamente saltou á vista , com permanentes ataques ás nossas tropas sendo que no último estivemos quase a sucumbir totalmente, pois estávamos praticamente cercados pelo  inimigo e sem qualquer apoio, o que era até bastante previsível dada a grande densidade da mata e da sua impenetrabilidade  quase total . Resultado: 1 morto e vários feridos com chegada ao quartel já sobre a hora da consoada , com atascanços permanentes e risco de novos confrontos .
Por fim chegámos mais mortos que vivos , muito tristes e muito desconfortáveis com os nossos comandos , que não hesitaram , sabendo os perigos que iríamos enfrentar , apenas para seu gáudio , mandarem-nos para aquela operação . 
Quero apenas referir que passado um mês foi feita nova operação ao mesmo objectivo com duas companhias e total apoio aéreo e da artilharia .
São coisas que  ficam cá sempre e é fatal lembrarmos isso nestes dias. Amanhã é outro dia e já me esqueci .

3 comentários:

Anónimo disse...

Toda a minha solidariedade e conhe_
cimento de causa,para consigo,sr HB.Exactamente nos mesmos dias,em_
bora em ano difirente(1969)e em
terras do Indico,na ZOT.Operação de
grande envergadura,Heli-transporta_
da(aparelhos descaracterizados da
Rodésia)Voàmos vinte minutos,o que
dará+-quarentaKms percorridos.O re_
gresso foi a pé,sob as condições
climatéricas daquela época do ano:
grandes trovoadas;muito calor e
muita lama.Felizmente,não tivemos
qualquer contacto com o IN.Esta
operação aconteceu uns meses antes
do sr.Coronel João Sena, vir a ser
nosso CC.Boas Festas para os esti_
mados Colheteiros.
CN

Anónimo disse...

Recordações doridas, amargas e cruéis as desse Natal africano que, entendo,têm forçosamente fazer parte da história da tua vida. Certamente que depois, e ao longo dos anos, se têm seguidos Natais felizes e de harmonia e que seja assim no futuro.

Bom Natal para todos!

LP

mc disse...

Um abraço amigo para este Natal de 2010,somatório de todos os já passados,e renovado ponto de partida para mais uma etapa das nossas vidas. Com alegria e saúde.