A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sexta-feira, dezembro 24, 2010

Natal em tempo de guerra ....1967

Este já foi melhor , não houve contactos com o inimigo, mas foi muito cansativo até chegar ao local da ceia de Natal .
Passou-se numa localidade  sita no leste de Angola chamada na altura Luacano. Era uma vila com uma rua duns 500 metros com casas de cada lado tendo no princípio a estação do caminho de ferro de Benguela , no final a administração e a casa do administrador Pereira d'Eça que tinha convidado os oficiais para a consoada. À sua volta as kubatas onde viviam os negros . 
Era a região  dos  Luenas que na sua forma tribal obedeciam a uma raínha , reconhecida por todos e até por Portugal . Numa das minhas operações militares passei na localidade onde ela vivia , não me recorda agora o nome , falei com ela e fiquei muito admirado porque tinha parado á porta sua kubata um cadilac ( servia de galinheiro e outras coisas mais ), salvo erro cor de rosa que lhe tinha sido oferecido , diziam pelo Presidente da República General Craveiro Lopes .
Eu estava nessa altura no Lago Dilolo que distava 40 kilometros do Luacano ,tempo das chuvas ,o caminho era um autêntico lençol de água , as viaturas não andavam e tivémos que fazer o percurso a pé , quase sempre com água por cima dos joelhos . Chegámos ao fim da tarde , preparei-me para a consoada e lá fui para casa do Administrador. Era "cliente frequente"  da casa , comia-se muito bem ,bebia-se melhor e era certo sabido que iria saborear uma boa e farta refeição .
O prato principal era cabrito assado na brasa com batatas assadas , tinha um aspecto formidável , fazia crescer água na boca . À primeira garfada deparei no meu prato com uma "carrocha" das grandes,bem tostadinha , fiquei sem saber o que fazer. Não estive com meias medidas , cortei uma pedaço de carne um pouca maior que a dita , cobria com ele , arredei para um lado do prato e zás , prá frente é que é o caminho .Soube-me tão bem .
Terminou altas horas da noite , com um joguinho de póker e  muito wisky.

3 comentários:

Anónimo disse...

Para mim, o melhor Natal tem sido sempre o último. Devo ter tido maus dias de Natal mas, o que me importa? Aguardo já o próximo, em cada dia do ano, revestida de Esperança e desejando que a minha visão consiga ter sempre estes "óculos" de ver ao longe, para a frente, e que os de perto não me atraiçoem. Não é assim tão difícil, basta olhar para o lado. É claro que, se não posso mudar o que está mal, deixo de olhar.
Continuação de BOAS FESTAS.
Fbbc

Anónimo disse...

eu estive no luacano perto de 16 meses no ano abril 68 a maio de 69 e conheci bem o admistrador um dia a noite atacaram lhe a casa lá fui para lá fazer guarda mais uns quantos foi conosco algumas vezes ao lago dilolo de unimog no tempo das chuvas era o dia inteiro para fazer 40 kilometros era só lama,e fomos atacados lá algumas vezes tenho fotos do pereira de eça no meu unimog esta rainha não me lembro e bati aquilo tudo lago dilolo musscueje até ao chifumague e por vezes até ao lumeje tudo isto em operaçoes comer bem ,só quando iamos á caça os outros que nós fomos render foram uma noite a caça foram caçados morreram uns quantos puxaram fogo aos unimogues faltavam para ai um mes para partirem para luanda era uma companhia de cavalaria ,tudo isto se passou a 2 quilometros do lago,vá um abraço

Unknown disse...

Caríssimo camarada :
Obrigado pelo teu comentário, mas na próxima tens que assinar ok ?
Eu pertencia á CCAV1537 que vocês foram render em Abril de 68 e eu estva com o meu pelotão no Lago Dilolo . Sei que o alferes que me foi render era de Santarém , mas não me lembro do seu nome.
Quanto ao Pereira d'Eça era uma personagem engraçada , gostava deter uma fotos dele.
Quanto á Raínha dos Luenas vivia perto do Mucussueje , em Embala e chamava-se Quizanda .
Gostava que entrasses em contacto comigo a fim de trocarmos mais impressões, através do emsil :

colheita63@gmail.com

Grande abraço

Alferes Barreira