A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

terça-feira, junho 12, 2007

Presença Militar na Língua Portuguesa (13)

( Continuação )
Panóplia - conjunto de atitudes de alguém ou de objectos.
Este termo significa "armadura completa de cavaleiro"e também "troféu". Igualmenta se utiliza esta palavra para designar "painel de armas"artisticamente dispostas e a uma " casa de armas".
Pára-quedista - estranho, intrometido.
Militar que utiliza o pára-quedas para para fazer a sua entrada em combate. Entre o povo também se diz de um estranho que aparece em determinada localidade: " caiu aqui como um pára-quedista".
Passar em revista - verificar, "checar".
"Passar revista" nas Forças Armadas é verificar o atavio do pessoal, em formatura, ou verificar a limpeza e arrumação de um quartel. Em linguagem corrente, diz-se "passar em revista" quando se pretende, por exemplo, conferir uma determinada lista ou alguma coisa que esteja apenas gizada mentalmente ou efectivamente planeada.
Passar tudo a fio de espada - Matar tudo o que está vivo.
Deriva a expressão dos tempos em que, após um combate ou refrega, se procedia à eliminação
efectiva dos inimigos, com aquela arma. Isto passava-se quando ainda não existiam armas de fogo.
Perder a tramontana - Desorientar-se, perder a serenidade.
Tal frase deriva dos antigos marinheiros, que, anteriormente à descoberta da bússola, se guiavam nas costas do Mediterrâneo pela Estrela Polar, a que chamavam "tramontana", por lhes aparecer " para além dos montes". Perdendo-a de vista, isto é, "perdendo a tramontana", ficavam desorientados.
Perder o penacho - Perder a importância.
"Penacho" é um molho de penas ou plumas que por adorno ou insígnia era usado no chapéu, capacete e elmo , ou se fixava no topo das cabeças dos cavalos. Tinha o sentido de comando,
poder, ostentação e vanglória. A perda deste "penacho", nos tempos da Cavalaria, por um cavaleiro era indício de um combate mal sucedido e, consequentemente, o seu caminho para a desgraça.

2 comentários:

Anónimo disse...

Gostei muito deste teu artigo ,repartido por algumas veses,o que até foi bom,pois pelo
menos da minha prte li com mais
atenção.Como não dizes continua ,
presumo que chegou ao fim.
NOTAde Excelente. Vamos ver a
apreciação do Helder.
Conhecia alguns outros não.
O que ficou mais na memória foi
".... de Almeida" não conhecia e
gostei do comentário.Aprendi.
Podes começar outro
Um abraço sr. "narrador" do filme
TOMAR 4º. encontro.Está tudo bem
Bartolomeu

Anónimo disse...

Caríssimo Bartolomeu:
Por distracção minha não coloquei no fim do artigo ( continua ). Verifica-se, no entanto, que lês com muita atenção o conteúdo do nosso BLOG.
Obrigado.Um abraço Isaías.