A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quarta-feira, junho 17, 2009

Vi Encontro Colheita63 ... em jeito de crónica


(Para ampliar clicar na imagem)

Em “ jeito “ de crónica – o 6º Encontro da Colheita de 63 do L.N.B.

- 13 e 14 de Junho de 2009 -

Antes da hora aprazada para o almoço do 1º dia, já boa parte dos “Colheiteiros” se encontrava no hall do Hotel Tryp Colina do Castelo, em Castelo Branco, que em cavaqueira amena, ia mitigando saudades e contando as “últimas” sobre os presentes e também sobre os ausentes. Como não seria de esperar outra coisa o galante casal - Maria dos Anjos e Duarte Osório - faziam as honras da casa, como anfitriões e organizadores do Encontro dando, muito cordialmente, as boas-vindas.

Segue-se animado almoço, após o qual o grupo se dirige para visita ao Museu das Colchas sediado num edifício que além de estabelecimento prisional foi também sede de bispado. Por lá perpassámos o olhar acompanhando a etnografia albicastrense bem como o acervo arqueológico, a paramentaria, e alguma pintura da Escola de Grandes Mestres Portugueses, como Grão Vasco. Destaque para os belos jardins recheados de estatuária referente aos reis portugueses e a outras figuras de relevo.

Terminada a visita era tempo de nos refrescarmos! A temperatura local rondaria os 36, 37ºC, pelo que não cairiam nada mal um “fininho” bem gelado ou outras bebidas a contento. Morta a sede, um pequeno périplo pelo centro citadino para apreciar a arquitectura urbanística, à medida que íamos procurando um tal “Carlos” que não chegámos a encontrar para desapontamento do caríssimo Hélder que não pôde degustar a tão pretendida “mariscada”. E lá fomos nós de “monca caída” para o hotel dado que se aproximava a hora do jantar.

E que bem que correu! A animação foi tanta que deu direito a “um pé de dança” que se prolongou até à meia-noite. Foram 4 horas bem passadas, com muita diversão e cantoria que os foliões não desperdiçaram neste autêntico “revivalismo” dos anos 60. Lá estavam as melodias mais carismáticas da época interpretadas pelos executantes mais em voga no tempo. Música criteriosamente seleccionada pelo Duarte Osório que foi sendo sempre acompanhada pelos garbosos “colheiteiros”, ora afinando ora desafinando, mas de tal modo empenhados no “concerto” e na dança, que nem a música “pimba” escapou à festa. E assim terminámos a noite.

Como o tempo corre tão ligeirinho! Retemperadas as energias, lá fomos depois do pequeno almoço, até ao cais de Vila Velha de Ródão onde teria início um passeio ao longo do rio Tejo, por entre as portas de Ródão à descoberta e contemplação de tão bonitas paisagens e respectiva fauna (os grifos e as cegonhas negras) habitante do perímetro integrado na reserva ornitológica da região. Terminado o passeio de barco durante o qual tivemos o privilégio de colher informação brilhantemente transmitida por um ex-colaborador do Osório, um “expert” e perfeito conhecedor da região, dirigimo-nos ao mirante nas proximidades do Castelo do rei visigodo Wamba, donde pudemos admirar a bela paisagem das margens do Tejo!

E o 6º Encontro cumpre o seu programa com o almoço no Restaurante Vale Mourão, situado na área da Foz do Cobrão, uma das aldeias típicas pertencentes à “Rota das Aldeias do Xisto”, a cerca de 6 Km da A 23.

E, antes de terminar esta singela “crónica”, quero evocar aqueles que, tal como nós, pertencem à “colheita” e não estiveram presentes, que nós lembrámos e sobre os quais demos notícia, - a Berta, a Teresinha Pires, o Quintas, o Jorge Tomé, o Afonso e o Bartolomeu – e deixar um abraço muito sentido ao casal, António Medeiros e Graciela, que devido à “Partida” de seu pai e sogro não puderam comparecer.

Ao Isaías um grande abraço por ter trazido até nós, uma parte do “blog”. Foi um acertar pleno com esta publicação com que nos brindou. Idêntico agradecimento à Levinda pelo mimoso trabalho pictórico que nos ofereceu.

Aos anfitriões, Maria dos Anjos e Duarte os meus e, julgo que de todos, merecidos agradecimentos pela excelente organização, simpatia e amizade.

Termino com um forte viva a toda “a Colheita de 63”, do L.N.de Bragança.

Francisco Almeida

8 comentários:

Anónimo disse...

Excelente.PARABÉNS ao nosso cronista.
FA,a tua presença,mais assídua,faz falta ao nosso blog.

A provedora.

Anónimo disse...

Francisco, 20 valores porque não
posso dar mais.
Abraço
Bartolomeu

Anónimo disse...

Muito me satisfez o comentário, apesar de o bichnho, naquele dia, roer...roer...roer....
Não me esqueci e ainda tentei contactar alguns colheiteiros, mas a única que respondeu á chamada foi a nossa provedora D. Gélica, á qual eu transmiti a palavra para endossar a todos vocês.
Creio ter, não fosse ela uma expert na matéria ter chegado a todos sem qualquer distorçao.
Aquele abraço que é indissoluvemte indestrutiível na nossa COLHEITA - única, sentida e continuada.
Façam o favor de se portar mal.
Xis pra tod@.
Jorge Tomé

H.B. disse...

Óptimo , manda mais fotos

mc disse...

Post perfeito.
Comentários ao nível.
Saudações especiais aos que nos acompanharam em espírito no passado fim-de-semana.

Anónimo disse...

Para o Isaías.
Muito grato pela tua oferta,que
agradeço.
Gostei imenso e foi e é um maneira
de todos poderem ler.
Muito obrigado. Bartolomeu velho

Anónimo disse...

Foi um excelente fim de semana, até as surpresas estiveram à altura,
Bem hajam.

Zélia

Niso disse...

Caros AMIGOS:
Pelas fotos e comentários,vemos terdes tido um optimo fim de semana,o que não é de estranhar ,dado os Anfitriões,e TODA A COLHEITA63 PRESENTE!!!.
Para Ti ISAÍAS,bem hajas pelas Postagens que me enviaste pela Gélica.Gostei mt.Obrigado.
Esperamos poder "saborear" o próximo Encontro!....
Para TODOS VÓS um ABRAÇO AMIGO e BEIJINHOS.
Niso e Mercês