A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sábado, novembro 20, 2010

EXPLICAÇÃO DA MÚSICA sobre VAN GOGH

A música escrita por Don McLean em homenagem a Van Gogh , data dos anos 70. O título se refere ao quadro Starry night. A canção descreve diferentes quadros do pintor. O compositor escreveu a letra após a leitura da biografia de VG. Foi sucesso na Inglaterra e nos EUA. Foi tocada diariamente por muitos anos no Museu VG de Amsterdam. A partitura está segura no museu junto com os pincéis, chapéu e outros pertences do pintor. Diz-se que VG pintou Starry night na clínica onde estava e soube que durante toda sua vida só havia vendido um quadro. Isto o teria deixado em profunda depressão que o levou ao suicídio. Que trágico ter ficado tão sem esperança e ser tão incompreendido apesar de seu talento.

2 comentários:

mc disse...

Nem sabes o prazer que me deu ver este quadro de Van Gogh e depois ouvir a canção,que já não ouvia há tanto tempo.Há 20 anos visitei o Museu de Van Gogh em Amsterdão e há quase dez este quadro aqui reproduzido,precisamente e outro que representa uma ponte e se vê na selecção incluída neste vídeo, fizeram-me companhia durante bastantes dias e por isso conservo as pequenas reproduções de ambos no meu escritório.
Este quadro é o "Quarto do pintor em Arles", pintado em 1889 e pertence ao Musée d'Orsay.
Continuação de bom fim-de-semana.

Rosa dos Ventos disse...

Foi no Musée d´Orsay que eu o vi...
Bela composição!