A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

segunda-feira, novembro 15, 2010

Feijocas ...

Não resisto a mostra-vos o feijão gigante a que em Seia chamamos feijocas, e que se calhar nem todos conhecem.
Aqui, acabado de cozer
Trata-se da mesma forma que outro feijão seco qualquer: põe-se de molho de um dia para o outro e coze-se com sal, azeite  uma cebola,
Por acaso não é difícil encontrá-lo por cá. Será que já se cruzaram com ele e por não fazer parte do vosso "imaginário" culinário nunca o compraram? Se foi o caso, da próxima vez experimentem.
Pois é , quando fui a Bragança  na altura dos finados , fui de propósito a Vinhais comprar todos os elementos necessários a uma boa feijoada para 12 pessoas ( cabeça do porco com tudo , pés , rabos , chouriças , salpicões e presunto ) pois os meus amigos daqui pelam-se por isso , e a combinação com as feijocas fica perfeita .
Depois regada com um bom vinho do Dão caseiro , é uma maravilha . O almoço é daqui a pouco , já estou iaugado e vós ?

5 comentários:

Anónimo disse...

Eu fiz uma na semana passada e posso dizer-te que, embora não a tenha feito com essas feijocas , que devem ser deliciosos,ficou muito boa, uma delicia!!!
Bom apetite e não abuses do Dão!!!
C.

Anónimo disse...

Feijocas,conheço muito bem. A minha avó fazia uma sopa de feijocas divinal e também as utilizava na feijoada. Ultimamente, têm andado arredadasda minha mesa. HB, ainda bem que as lembaste.

LP

Anónimo disse...

Na Puebla da Sanabria , vendem umas feijocas enormes e muito saborosas.Fazem uma sopa típica.
Com a crise, como diz uma velhota minha amiga, temos de nos virar para as leguminosas...Aproveitemos...
M.A.A.

Anónimo disse...

Quanto padeci eu por causa dos feijões, feijocas e afins!...até que, muitos anos passados e sem saber porquê, passei a apreciar esta família e, em particular,as feijocas que, além de boas, também são bonitas (eu acho). O que de pior têm, é que andam sempre em muito más companhias...(ele é a linguiça, o de "berde", os pés, as orelhas, a entremeada,o pimento, a malagueta, o tintol, eu sei lá!) o que as torna ainda mais atraentes...e temíveis.
Bom apetite
Fbbc

mc disse...

Oh! tentação e pecado! Essas coisas boas só têm qualidades - e sabem-no . Olha as feijocas a rir-se por baixo do que estou a escrever! E ainda estão sozinhas.