A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quinta-feira, abril 10, 2008

A "festa" continua...


Quinta-feira, 10 de abril de 2008

Bragança. Dois casos de agressão na mesma semana
José mota

A Escola E B Paulo Quintela, em Bragança, instaurou um processo disciplinar a um aluno do 5.º ano que, anteontem, agrediu verbalmente uma docente, quando se encontravam na biblioteca e depois de a professora lhe ter solicitado silêncio. O presidente do Conselho Executivo, Germa- no Lima, classificou o acontecimento como "um incidente", mas considerou-o "grave". A directora Regional de Educação do Norte, Margarida Moreira, alinha na classificação "É um caso de intolerável comportamento, mas mais nada".

Este é o segundo problema numa escola de Bragança esta semana. No mesmo dia foi agredida uma professora na EB 2,3 Augusto Moreno. A docente, empurrada durante uma aula de substituição, não quis prestar declarações por considerar que o assunto deve ser resolvido "no contexto educativo e de forma pedagógica". No entanto, em breve conversa com o JN, explicou que se sente "magoada", mas com capacidade para continuar a leccionar - como, de resto, fez na manhã de ontem. Segundo o JN apurou, o jovem, que é aluno do Curso de Educação e Formação de Audiovisuais , terá empurrado a professora, que caiu desamparada de costas, depois de esta o ter alertado para deixar de ouvir música no telemóvel, o que fazia com o recurso a auscultadores da escola. O JN chegou à fala com Cristofer, o estudante, que manifestou uma única preocupação "Esclarecer as coisas com a professora". A PSP tomou conta da ocorrência e vai encaminhar o caso para o Ministério Público. A direcção da escola abriu um processo de averiguações e escusou-se a prestar outros esclarecimentos. A Associação de Pais da Augusto Moreno cumpriu ontem reunião ordinária, mas aguarda a conclusão do inquérito. Fonte da associação avançou que a estrutura gostaria de seguir o percurso do jovem - que provém de família com carências económicas, num agregado de quatro irmãos, cuja mãe trabalha a dias e o pai na construção civil. A Escola Augusto Moreno já havia sido notícia há quatro anos quando rejeitou a instalação de uma turma do Programa Integrado de Educação e Formação, cujo objectivo era incorporar jovens de etnia cigana. A Associação de Pais chumbou a medida, espoletando uma polémica que durou semanas. Nesse período, a direcção da escola nunca produziu declarações, mas o ministro da Educação da altura, David Justino, acusou a instituição de "ignorância"; a Associação SOS Racismo falou em atitude "criminosa". Glória Lopes

5 comentários:

Anónimo disse...

Só existe o que aparece na tv!!!...
E só não fica registado para a história como "os alunos de Bragança" graças ao recente episódio do Porto!
*
"""A Culpa é da Comunicação Social que dá Notícia de Tudo""".Abaixo Mercúrio! Abaixo a escola!A escola só é precisa para aprender a ler e a escrever .O resto cada um faz com os meios que tiver e se não tiver nenhuns a escola fornece ou disponibiliza.
*
Já cansa esta repetitiva sequência de indisciplina. A ministra pode limpar as mãos à parede,pois é ela que detem o poder e a tutela do ensino. Depois disso poderemos começar a filosofar.

Aguardando melhores notícias!

H.B. disse...

MC . a culpa é de todos mas principalmente dos "paizinhos"....

Anónimo disse...

Nada de surpreendente...
Aqui estão retratados os dois casos de sucesso deste ministério,sempre tão repetidos pela Ministra:1º-a importância das aulas de substituição.
2º-o regresso,obrigatório, à escola destes alunos que nada querem ouvir..

Anónimo disse...

Já não sei se virão dias melhores.
Fé não falta,mas ..........

BV

Anónimo disse...

(+) Gelica:Certeira uma vez mais.

(-) E o secretário V.L. continua a
somar ilegalidades na sua
"acçãopolitica",segundo refere
hoje o Público!