A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

domingo, abril 13, 2008

RTP Memória

Ontem ao fim da tarde tive a melhor prenda de anos , sem contar. Vi o filme " A noite dos generais " na RTP Memória.
Foi o o filme que mais me impressionou até hoje. Vi-o pela 1ª vez em Luanda , no cinema Alvalade e a conjuntura emocional nessa altura não era favorável a filmes desse género , pois a minha companhia tinha tido um duro revés em acção de campanha e o filme deu-me muito que pensar.
Ontem vi-o noutra perspectiva , quiçá ainda mais crítica . Ali está retractado o exército nazi em todo o seu esplendor e o que eram os generais-mitos. Por cá , à n/medida passava-se o mesmo
Trata-se dum filme de suspense ambientado na Segunda Guerra Mundial, tendo como pano de fundo a conspiração que culminou no atentado a Adolf Hitler, em julho/1944. Excelente interpretação de Peter O' Toole. Durante a 2ª Guerra Mundial, uma prostituta é brutalmente assassinada em Varsóvia. O major Grau (Omar Sharif), do exército de ocupação alemão, é encarregado do caso, pois a vítima é uma informante colaboracionista, mas ele possui apenas uma pista: uma testemunha viu que o criminoso usava o uniforme de um general alemão, apesar de não ter conseguido ver seu rosto.
Grau tem 3 generais suspeitos, que não tinham álibi para a noite do crime: Kahlenberge (Donald Pleasance), Von Seidlitz-Gabler (Charles Gray) e Tanz (Peter O'Toole). Subitamente, (e convenientemente) Grau é promovido a tenente-coronel, sendo transferido para Paris por indicação de Kahlenberge . No entanto, dois anos depois, o destino o reúne com os três suspeitos em Paris, um pouco antes do Dia D, à época em que oficiais do exército alemão conspiravam contra o Führer.Novamente acontece um crime envolvendo uma prostituta, com as características anteriores, e ele resolve reabrir o caso,sendo desta vez ajudado pelo inspetor Morand (Philippe Noiret), da polícia francesa, um simpatizante da Resistência, com quem faz uma aliança.O coronel Grau consegue decifrar o enigma dos assassinatos justamente no dia do atentado a Hitler, 20 de julho/44, mas a agitação do dia interfere nos acontecimentos, e a trama só vai-se definir anos após a guerra, com um final impactante.
Aconselho vivamente o seu visionamento.

3 comentários:

DuarteO disse...

Boa!
Parece que o nosso Benfica não de "deitou" abaixo!

Anónimo disse...

E o filme está realmente muito bem estruturado ,contando a história de forma a criar o "fim impactante" referido pelo HB. Deus nos livre de situações em que generais como esse Tanz possam dar largas à sua imaginação!!! Que horror!.

Anónimo disse...

Tenho pena mas não vi.
BV.
Tomei nota da tua descrição.