A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quarta-feira, junho 03, 2009

20 anos

Aproxima-se o dia 4 de Junho. Há vinte anos ,foi a derrocada da vivência de um período de excepção que teve o mundo suspenso da decisão que seria tomada pela liderança chinesa em relação à poderosa movimentação dos estudantes na Praça da Paz Celestial em Pequim.Aconteceu o pior , como já se previa. Foi um dia triste de luto e sofrimentos que determinou a queda de Zhao Zyiang,ao tempo Secretário-Geral do PCC e de quem foi publicado recentemente o diário secreto,intitulado "Prisoner Of The State The Secret Journal of Zhao Zyiang", tradução inglesa ,Simon & Schuster,Londres,2009, que ajuda a melhor entender o que então se passou .
No mesmo dia , mas na Polónia, tinham lugar as primeiras eleições livres , antecedendo a queda do Muro de Berlim e todas as revoluções que se seguiram no espaço do leste europeu. Foi o início de uma nova era... mas poderão as eleições europeias desta semana dar de volta algum fulgor à construção da nova Europa?

Neste vai e vem perene de mais e de menos se nos passa a existência , que em termos contabilísticos ainda tem muito para nos dar. Saúde !

2 comentários:

H.B. disse...

Saúde para ti e obrigado pelo teu reaparecimento.
Um grande abraço

Anónimo disse...

Uma "nova era", sim, e que ERA!! Estamos só no princípio, bom, bom vais ser daqui para diante.
Olhe caro bloguista, permita que lhe sugira um artigo consultável no insuspeito "El País" com o título "adiós clase media, adiós"