A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sábado, abril 17, 2010

O vinho e o prato ....

Muitas pessoas se dedicam com afinco a degustar os vinhos e depois aplicá-los o mais convenientemente  a cada prato . Era opinião generalizada que o vinho branco acompanhava o prato de peixe e o vinho tinto o prato de carne. Hoje em dia as opiniões dividem-se e o que conta mais é a composição do vinho.
A chamada "dectetive do vinho " , Sarah Ahmed , dedicou uns anos ao estudo do vinho português e aconselha a sua utilização  para alguns pratos.
Quem quiser saber mais clica aqui .

Mesmo assim deixo aqui uma sua sugestão :

Quinta do Noval Labrador
Vinho tinto (2007) O núcleo deste vinho é feito de ameixa madura, cereja preta e outras frutas, em menor quantidade. Um dos aromas mais selvagens do Douro, num vinho forte  O preço médio também é convidativo , 15 € .
Acompanha Cabrito assado

2 comentários:

Anónimo disse...

Há um bom tempo, já o Abel Pereira da Fonseca deixou aos seus herdeiros o aviso de que, em altura de "crise", também se podia fazer bom vinho com uvas. Hoje ainda entendo melhor esta recomendação. Entre tinto e o branco, cada um é que sabe o que lhe "cai" melhor, penso eu. Tal e qual como a moda: tem que se ter corpo compatível. Para mim, pode vir mais um copo... de água, que tenho "má bebida" e sou capaz de despachar todos os salmos dum ano inteiro de missas, em menos de nada. Tal é...Que exagerada!!!
Bom apetite e bom proveito.
Fbbc

Anónimo disse...

Não percebo nada de vinhos. Só sei que há tinto, branco e rosé. Quando tenho visitas, regulo-me pelo preço para não correr o risco de ser uma má anfitriã.
Agora fiquei a apreender alguma coisa com a descrição do HB. Nunca me tinha passado pela cabeça que o vinho também leva frutos!!
Aqui está mais uma vantagem deste blog: transmitir conhecimentos.
Um bom domingo, ainda que pela capital muito chuvoso.

LP