A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sexta-feira, abril 02, 2010

Os católicos e a pedofilia ...

Há dias falando com uma senhora à volta dos 90 anos sobre a pedofilia na ICAR e do seu encobrimento através dos tempos pelos seus responsáveis , ela disse-me que tal como na família ,a ICAR fazia muito bem em ter esse procedimento , pois esses casos não devem vir para a praça pública.
------------
Nem de propósito , hoje saíu um artigo no DN sobre o tema . Quem o quser ler e comentar , é só clicar aqui

4 comentários:

DuarteO disse...

Este é o meu comentário:

Padres e pedofilia, de novo.
Voltando ao cardeal português, de Roma, que disse que a pedofilia é “típico das famílias” e que “a roupa suja se deve lavar em casa” e que estas denúncias não são mais do que um ataque doa ateus à santa madre igreja, tenho a dizer que fiquei chocado.

Os jovens e crianças abusadas, que agora denunciam os abusos, são ateus a atacar a igreja?

Este é mais um branqueamento do encobrimento que a igreja fez de todos os abusos.

Porquê não assumir a responsabilidade?

Porquê não julgar os padres pedófilos na justiça civil?

Sabendo nós que a pedofilia é uma doença que existe e existirá sempre, em todos as etnias, classes, profissões e sociedades, porquê não tomar as medidas adequadas?

Porquê varrer o problema para debaixo do tapete?

Cada vez estou mais feliz por ser quem sou e pensar como penso!

DuarteO disse...

Declaração de interesses:

Não fui bafejado pelo mistério da fé.
Aliás não professo qualquer religião, não me faz falta.

Anónimo disse...

Duarte, eu tenho muita fé, até no homem, na natureza, no universo, em Deus (tenha Ele a forma -fórmula- que cada um seja capaz de entender), nos santos, nos anjos, nos profetas, em tudo o que possa dizer, predizer e fazer o Bem. Pedofilia não cabe em nenhuma destas matérias, seja "em família" ou não, seja praticada por quem quer que seja. As crianças foram e serão sempre vítimas e os pedófilos serão sempre malfeitores, doentes ou não. Eu penso que, diferente desta visão, é só hipocrisia, dêem as voltas que derem. No entanto, preciso de continuar a cantar na Igreja e com a Igreja e espero continuar a não ser testemunha de nemhuma aberração. É que, apesar de tudo, ninguém me obriga a agir de modo diferente do meu próprio modo de agir. Acredito que assim continuará.
As religiões são para quem precisa delas mas não definem boas ou más pessoas. Isso é muito mais complicado e eu também não sei como é, mas gostava de saber.
Acreditemos principalmente em nós próprios e já será um bom exercício.
Um abraço
Fbbc

DuarteO disse...

A FÉ não se explica, é um mistério!

No campo da FÉ, como em todos, sou absolutamente tolerante, cada um é livre de acreditar no que quiser, ou não acreditar em nada!

PEDOFILIA é um crime, praticado por doentes, como tal tem de haver punição e tratamento.

Punição sem tratamento não resulta.