A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

terça-feira, setembro 20, 2011

Retratos dos nosso professores.

Retrato do Dr. Eduardo Carvalho ( aguada em nanquim ). Património da Fundação " Os Nossos Livros " em Bragança, de A.A.
Nunca foi meu professor , mas foi da maior parte dos Colheiteiros63.

6 comentários:

Anónimo disse...

Já uma vez falei do Dr.Eduardo Carvalho; Foi meu professor , meu colega e novamente meu professor...sim, já depois de se ter aposentado e até adoecer, eu e mais 2 colegas , tinhamos aulas de inglês e cultura geral , duas vezes por semana. Uma delícia. Nunca tive grande ouvido para línguas...mas as vezes que fui a Inglaterra , ou mal ou bem , nunca fiquei para trás e fiz-me sempre entender. A ele lho devo.Foi uma das pessoas mais cultas que conheci . M.A.A.

mc disse...

Que surpresa agradável! Era assim mesmo o meu Pai nos últimos anos: o olhar vivo, uma sugestão de sorriso calmo,um leve inclinar da cabeça,a cabeleira branca e farta.Que saudade.
***
Mas estás enganado quanto a muitos de nós terem sido seus alunos: apenas o VB,primeiro, e depois a LP e eu, já no 7º ano.

Anónimo disse...

O Dr. Carvalho foi meu professor do 3º ao 5ºano e muitas vezes me deu MB nos pontos, embora em fim de período nunca me tivesse dado mais que 16. Como tive que ir a exame no 5º, com prova oral e tudo, tive qu defender a nota de 18,6 (nota da prova escrita), com aqueles textos "about theatre and cinema", assunto bem pouco conhecido (por mim) mesmo em português. Pior ainda foi o facto de ter como examinadora uma professora que nem dava aulas em Bragança, era em Mirandela (se não me engano) e se dizia que fazia questão em "esticar" os alunos do Liceu e ainda mais os do Dr. Carvalho. Sendo assim ou não, a verdade é que só me deu 12 de nota final no exame. Não gostei, pois com o "meu professor" nunca tive menos que 15, se me lembro bem. Mas os exames podem ser o melhor e o pior, digo eu, uma vez que, independentemente do que se sabe, há um sem número de variantes que influenciam o resultado.
Gostei de me lembrar disto e de o partilhar, pois tenho a certeza que, não me lembrando já de muita coisa, o que ainda resta do meu inglês, é o que com o Dr. Carvalho aprendi solidamente, entre a "arma caçadeira e os dois gémeos que são a burrice e a asneira".
Quem se lembra?
Abraços
Fbbc

Anónimo disse...

O Dr.Carvalho nunca foi meu professor,mas mesmo assim, passava por nós e impunha respeito.
Mais tarde como colega,adorava pregar-me um susto..,até as pernas me tremiam..,ia várias vezes assistir às minhas aulas.Nesse tempo, reitores,vice-reitores e directores de ciclo(?),sempre que lhes apetecia assistiam às aulas dos professores "caloiros",que era o meu caso.Um dia enchi-me de coragem e perguntei-lhe:Sr.Doutor há algum motivo,alguma queixa de pais ou alunos,para andar sempre nas minhas aulas? Parece que o estou a ver,passou-me o braço por cima,e disse-me quase em segredo,estás enganada,divirto-me nas tuas aulas e vou aprendendo matemática..A partir daí,passeido a vê-lo como um amigo.
gb

Anónimo disse...

Também já aqui falei do Dr. Carvalho, mas volto a lembrá-lo, sempre com muita saudade. Não foi meu professor, mas ajudou-me a aprofundar os conhecimentos que tinha da língua inglesa, nas férias de 4º ano. Posso mesmo dizer que transformou as minhas férias, pois me abriu novos horizontes tão agradáveis eram as suas explicações. Ficámos grandes amigos e qual não foi a minha admiração quando, anos mais tarde, me escolheu para entrar na peça de teatro que ia ensaiar ( a biblioteca estava cheia de candidatos e candidatas!) Os ensaios foram um enriquecimento diário e o espectáculo foi um enorme sucesso, como todas as obras do Dr. Carvalho. Obrigada, Amigo. UM

Anónimo disse...

Foi meu professor, ao contrário do que o amigo MC diz.
Foi com ele que pûs o meu alemão ao nível do sra. Merkel.
Um homem com H grande em todos os sentidos.
Para além do seu tempo....acho que me faço entender.
É assim a vida. Chega sempre uma altura em que temos que embarcar.
Jorge