A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quarta-feira, abril 11, 2007

RESPOSTA À DRª GÉLICA

Juventude

Pessoalmente nunca participei numa viagem de finalistas e empiricamente não posso argumentar com grande clareza. Contudo, penso que a radicalização das nossas condutas nunca serão benéficas para ninguém, quanto mais para os jovens que sentem esses momento de grande entretenimento e diversão, como um veículo para a liberdade e a fuga à opressão familiar. Neste contexto, considero que estas atitudes extremas podem ter um significado mais profundo do que nós, meros observadores dos factos e das ocorrências, pensamos ou imaginamos. Contudo defendo que deve haver moderação e contenção nos casos mais problemáticos.
Por exemplo, a brutalidade da I Guerra Mundial abalou profundamente as instituições, os valores espirituais e morais, ou seja, todo o edifício social que tinha sustentado a ordem burguesa no século XIX. Este conflito acarretou sumamente uma crise dos valores tradicionais. Por conseguinte, foi nesta conjuntura de incerteza, inquietação, medo e desespero e da necessidade de olvidar todo o sofrimento, morte e destruição provocados pela Guerra, que os jovens da época rompem com os costumes puritanos e conservadores dos próprio pais, e instala-se na sociedade o sentimento de querer viver a vida com grande entusiasmo, intensidade e frivolidade.
Evoco sumamente um conceito do vocabulário do heterónimo de Fernando Pessoa, Ricardo Reis, que se enquadra de forma salutar nesta temática: carpe diem (aproveita o dia).

Espero tê-la esclarecido.

By Afonso Leitão

1 comentário:

Anónimo disse...

Afonso,PARABÉNS.Além de um bom aluno és um "gentleman".
Felizmente,ainda vão aparecendo jovens como tu.

Desejo que "tudo" te corra bem, incluindo os estudos.
Um beijinho
Gélica