A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

segunda-feira, abril 09, 2007

Viagem de Finalistas ...

Jà há uns tempos em que andamos a ser matraqueados quase diariamente com "poucas vergonhas " que se têem passado nessas viagens de finalistas e nomeadamente em Lloret del Mar, famosa estância balnear espanhola, perto de Barcelona. Já vi na televisão e agora em foto, uma jovem adolescente, meia despida a exibir-se numa discoteca recebendo os aplausos duma multidão copofónica ( quase todos seus colegas) , tudo em delírio colectivo a agitar-se e a gritar histéricamente.

A nossa foi bem mais calma, fomos a Valhadolid( parece-me que foi essa ) e não me lembro de qualquer coisa parecida , nem de perto nem de longe. Já aqui fizémos algumas referência a ela, se bem que noutro contexto, mas a verdade é que gostei dela e as recordações que temos não nos envergonham.

A 40 anos de distância , o que mudou ? Foi para o melhor ou para pior ? É a democracia que tudo permite ? São Pais tão permissivos ? E os Professores tão desinteressados ? É a juventude que pensa que o mundo acaba ali e aqui vai disto ... ou que não tem objectivos de vida e toca a gozar o momento ?

Não sou capaz de responder , mas uma coisa eu sei , nem tanto ao mar nem tanto à terra ....

3 comentários:

Anónimo disse...

Óh Helder e se calhar não foi uma
bonita excursão.
Outros tempos,mas mais respeito
entre todos.
Falaremos das excursões a Espanha,
mais para diante.Temos que pedir
entretanto ao Victor para ir puxando
pela memória.Há muito que contar.
E de uma excursão que fomos a Lamego,tambem falaremos mais tarde.
OLD

Anónimo disse...

Pois é..,da minha viagem de finalista só tenho uma triste recordação:ter chorado muito por não me terem deixado ir!!

Os tempos são outros e na verdade o que hoje se chama "viagem de finalistas",deixa muito a desejar.

Ninguém melhor que o Afonso para nos falar deste assunto.Nas férias andei para o questionar sobre os motivos que o levaram a não ir a esse passeio.

Apenas quero esclarecerque estas viagens são organizadas só pelos estudantes, sem qualquer interferência ou responsabilidade dos professores e da própria escola.Os pais,sabem isso,pagam e deixam ir os meninos...

Anónimo disse...

"A 40 anos de distância o que mudou?"
pergunta o Helder. TUDO.Para melhor?
Para pior?
No "nosso tempo" íamos no fatinho
pronto-a-vestir da época e com pouco divertíamo-nos;hoje vão como querem e procuram divertir-se na imensidade das opções que lhes são disponibilizadas,inebriam-se!
Nós ficávamos por perto, dentro ou fora do país,hoje vão longe.Nós íamos sempre com professores,hoje há situações muito diversas, com e sem interferência da escola.Os finalistas são um ano mais velhos que antigamente...E eu pergunto-me
sobre o que serão as diferenças nos próximos 40 anos!?Haverá escolas, alunos,excursões de finalistas?
Não me importaria de vir a saber!!!...