A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

segunda-feira, abril 23, 2007

Presença Militar na Língua Portuguesa (6)

( Continuação)
De cabo de esquadra- Diz-se de qualquer coisa mal feita ou dita incorrectamente por alguém que revela poucos conhecimentos.
Esquadra é o escalão militar mais baixo e é do comando de cabo.
De carregar pela boca - Obsoleto, antiquado e fora de uso, como aquelas armas.
Também se costuma empregar esta expressãocom o significado de "simples de executar", pois aquelas armas eram, na verdade, muito simples, comparadas com as de hoje, que são de grande complexidade.
Deitar carga ao mar - Expressão de origem naval. Significa "vomitar".
Descarregar para a esquerda - Na tropa, os mais antigos ou graduados têm lugar na formatura mais à direita e os mais modernos ou menos graduados à esquerda.
Assim, esta expressão quer dizer que, quando se "descarrega para a esquerda"se querem passar as responsabilidades para os inferiores hierárquicos.
Desenfreado - Cavalo sem freio,que tomou o freio nos dentes.
Entre o povo, significa "descomedido" ou o que se "excede".
Dia D -No vocabulário militar(ordem de operações), é o dia que significa o início da acção. É indicado naquele documento em conjugação com a hora H.
Correntemente tem o mesmo significado.
(Continua)

Sem comentários: