A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

segunda-feira, abril 09, 2007

Presença Militar na Língua Portuguesa ( 4 )

( Continuação )
Barricada - Em 1558, os partidários do Duque de Guise assenhoreiam-se de Paris. O rei , Henrique III, tenta recuperar a Capital, mas as tropas vêem-se impossibilitadas de avançar através das ruas, por terem sido atravessadas por cadeias de ferro e interrompidas por montes de barricas cheias de terra, donde o nome de " barricadas ".
Hoje em dia , quando há um corte de uma rua numa qulquer perturbação da " ordem pública ", utilizando seja que material for, como, por exemplo, pedras da calçada, diz-se que a rua está "barricada ".
Básico - Durante a Guerra do Ultramar ( de 1961 a 1974 ), dadas as necessidades de pessoal e consequentes dificuldades em o instruir, o Exército criou os Básicos.
Eram os homens que apenas possuiam a Instrução Geral, ministrada durante a primeira parte da Escola de Recrutas, portanto sem possuirem qualquer Especialidade, e eram encarregados dos serviços que não necessitavam de qualquer conhecimento especial, como, por exemplo, os
seviços delimpeza, ajudantes de cozinha, etc.
Embora seja uma influência mais ou menos recente, quando um indivíduo é "bronco" ou tem poucas habilitações costuma-se dizer que "o tipo é básico".
Bater a bota - Emprega-se com o significado de " morrer".
À semelhança de quando um militar na presença de um superior hierárquico dá um passo à retaguarda, seguido de meia volta, quando se vai retirar, " batendo com as botas no chão ",
o ir-se embora desta vida é conhecido como o " bater a bota ".
Bernarda - Nome dado ao movimento revolucionário que eclodiu em Braga em 1862.
Em virtude do projecto sobre a expulsão das Irmãs de Caridade "bernardas"(freiras da Ordem
de S. Bernardo, e daí o seu nome ), o povo, impelido pelos políticos, põe parte do Concelho em alvoroço.
Em 15 de Setembro, o Comando Militar do Porto enviou tropas, mas parte destas revoltaram-se e juntaram-se aos insurrectos. Depois de muitos feridos e muita confusão, os oficiais sediciosos
abandonaram os soldados e os sargentos deliberaram apresentar-se no Quartel-General do Porto.
Tal foi a confusão gerada que ainda hoje se diz quando se verifica uma situação com algum descontrolo. "Mas que grande bernarda".
Boicotar - Deixar de comprar ou vender, propositadamente, mercadorias de determinada origem. Fazer guerra comercial a certos produtos.
O nome vem de Charles Cunningham Boycott, Capitão do exército inglês (1832-18979), que, em
1880 foi administrador do Conde de Erne. Por tratar dos feitores com extraordinária dureza, estes uniram-se, recusando trabalhar para ele, como também vender-lhe ou comprar-lhe fosse o que fosse.Por causa desta situação, Boycott viu-se forçado a abandonar o País.
( continua )

2 comentários:

Anónimo disse...

ISAÍAS. Havia lá cada "BÁSICO" com
( peso nos ombros)......
Tu conhes bem estes assuntos
Um abraço
Old

Anónimo disse...

Do básico da guerra (anos 60/70) ao...ensino básico dos nossos dias... o sentido será o mesmo? A vida das palavras é bem castiça... ou será antes traiçoeira, talvez irónica.