A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

domingo, junho 15, 2008

Sexta-Feira dia 13 ...

Para os que gostam de encontrar alguma explicação para o tipo de superstições deste género, lá vai o que encontrei num jornal semanário gratuito – SEXTA -, nº 34 e saído, exactamente, na última sexta-feira, 13 de Junho de 2008 (a única sexta-feira 13, de 2008 ).
A origem do «estigma» sexta-feira 13

"A carga mística de que hoje goza a sexta-feira 13 é normalmente associada a três episódios. O mais próximo da nossa cultura é o que lembra que na Última Ceia de Cristo eram 13 os convivas à mesa, com Judas entre eles. Jesus viria a morrer na sexta--feira seguinte. A junção destes dois acontecimentos originaria então a carga de mau agoiro atribuída às sextas-feiras 13.
Outros dois argumentos vêm da mitologia nórdica. Um remonta ao século VIII e diz que Friga, deusa do amor, resolveu vingar-se dos cristãos que tentaram acabar com a religião antiga daqueles países. Para isso, reuniu 12 bruxas e o demónio para aterrorizar cristãos, especialmente às sextas. O outro mito conta que Odin, deus dos deuses nórdicos, reuniu 12 sábios em Valhalla, morada dos deuses. Loky, deus do fogo, terá aparecido sem convite e fez com que Odur, o deus cego, assassinasse Balder, deus do sol e filho de Odin, por engano".
Superstição, crendice, explicação, justificação, azares, sorte…etc, etc. O que é certo é que muitos hotéis e teatros não existe o número 13 em quartos e camarotes. Em Itália, o nº 13 foi banido da lotaria.
Ao contrário, em muitos países, o nº 13 tem carga bastante positiva como na Índia, China e EUA. Nos EUA, foram 13 os estados que inicialmente constituíram a federação norte-americana.
E quanto a vocês? Que significado tem o nº 13?
Poderia, digo eu, dar um bom início de conversa…

By Francisco Almeida

13 comentários:

Anónimo disse...

Pessoalmente, simpatizo muito com o número treze embora não o ligue a nenhum acontecimento importante da minha vida. Quanto à sexta-feira sempre foi o meu dia preferido da semana. Advinha-se por quê! Ora sexta-feira+13 é para mim uma combinação feliz!

LP

DuarteO disse...

Para mim o 13 é o nº a seguir ao 12 e antes do 14.
E só!

H.B. disse...

Coisas de psiquiatra !!!!

Rosa dos Ventos disse...

Aqui na santa terra onde vivo o 13 é um dia abençoado! ;-))

Abraço

Anónimo disse...

Para mim o número treze é um número simpático. A sexta ,como para a LP,também foi sempre o dia preferido.Gostei de ver algumas das ditas explicações que podem ter dado origem ao estigma sexta-feira 13,nunca tinha visto nada sobre isso.
FA,sempre oportuno.

Anónimo disse...

Neutro,neutro em ambos os casos.
Agora, a sexta até se tornou bem apetecível ,colocada antes do fim-de-semana à inglesa!

Anónimo disse...

Estou de acordo com o comentário
do MC.
Só gostava que algum colheiteiro ou
nosso colaborador fizesse o favor de explicar qual é a razão de eventuais vírus poderem actuar nestas datas."Sexta-feira dia 13"
Pessoalmente nunca me aconteceu,mas
já ouvi falar no assunto.
BV

Anónimo disse...

Não poderia estar mais de acordo.
Todos os números poderão ser bons se tudo correr favoravelmente. Quando não correr, a culpa também não será dos números!!!
À volta deste treze... até não foi nada mau! Tivemos o ensejo de entrar em conversa... pelo que até poderemos dizer: viva o treze que tão rapidamente nos pôs em contacto.
Um abraço a todos.
F.A.

DuarteO disse...

E faltam mais 4 comentários para chegarmos a 13, e se esperarmos também chegamos à sexta-feira! Cambada de supersticiosos!

H.B. disse...

Não acredito em bruxas , mas que as há , há...

IFFT disse...

Sexta feira 13 só é mau se quinta feira 12 foi bom !

Anónimo disse...

Como se diz na minha terra. Isso é = ao zero.
Algum matemático consegue tranformar isso numa fórmula?
Seria mais uma dor de cabeça para a nossa rapaziada mais jovem!!!

Anónimo disse...

Estou cheia de medo...mas não resisto a entrar e fazer o 13º.........