A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quinta-feira, outubro 15, 2009

Sózinho ou acompanhado ?


* Gosto da vida que levo e não tenho intenção de mudá-la. Não tenho crises de solidão, nem nada disso.". Casar, constituir família e viver feliz para sempre, não faz parte do meu ideal de vida. Só tenho vontade de me casar quando vou a casamentos, mas no dia a seguir passa-me logo!"


* Ser solteiro implica estar sozinho mas pode não ser sinónimo de solidão. Nem de infelicidade. Há até quem queira oficializar o Dia do Solteiro, já celebrado em vários países (a 29 de Setembro), e neste momento estão a ser recolhidas assinaturas para entregar a petição na Assembleia da República .

* Mais vale só... Está sozinha há um ano e não depende de ninguém para fazer o que lhe apetece: "Vou ao cinema sozinha, ao teatro, a exposições e até já viajei sozinha. Não deixo de fazer o que gosto só por não ter companhia." E nem a estranheza social de ver uma pessoa sozinha, a abala. "Quando fui marcar a viagem o senhor da agência só me perguntava se não arranjava mesmo ninguém para ir comigo porque saía mais barato!"

* Viajar a sós para alguns, não há outra forma de viajar. Nestas andanças solitárias , não trocam a solidão por grupo nenhum. "Só assim conseguem entrar noutras culturas, conhecer outras pessoas. Num grupo, temos tendência a fechar-nos e um viajante solitário acaba por suscitar a curiosidade dos povos por onde se passa, o que lhes dá oportunidade de conhecer muita gente."

Eu ( HB )"Invejo muito as pessoas que conseguem fazer coisas sozinhas. Eu sou incapaz, por exemplo, de ir ao cinema sozinho, de estar sozinho ,de tomar qualquer refeição sozinho. Abomino a solidão .

* Segundo Vânia Beliz, sexóloga, "as pessoas que têm dificuldade em estar sós, normalmente por trás está sempre uma carência emocional ou uma auto-estima muito frágil. Não devemos depender de outra pessoa para sermos mais felizes connosco mesmos."

Será ?

4 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Já falámos aqui e no meu Ventanias dessa tua dificuldade em compreender o gosto pela solidão, não sei se significa isso que a tal sexóloga diz, nem me interessa.
Somos todos diferentes, casados ou solteiros.
Como sabes sou casada há tantos anos que quase não me lembro de ser solteira. :-))
A minha companhia preferida é o meu "compagnon de route" que é, aliás, o meu maior amigo, mas acontece que ele gosta de coisas de que eu não gosto e vice-versa, por isso vou ao cinema e ao teatro sem ele, viajo muitas vezes sozinha ou com amigas e adoro estar sozinha com os meus pensamentos o que não quer dizer que, de vez em quando, não partilhe da companhia dos poucos mas bons amigos que tenho.
Amigo não empata amigo!
Assim temos mais coisas interessantes a contar um ao outro porque temos vivências diversas!

Abraço

Anónimo disse...

Eu detesto a solidão!
E tão agradàvel partilhar com alguém um bom momento,uma idea,uma solução, um passeio ou simplesmente um sorriso....
Ter amigos, conviver , não estar so é uma grande felicidade e tão enriquecedor !
C.

mc disse...

Há momentos para estar sozinho e momentos para repartir, umas vezes com uns outras vezes com pessoas diferentes.Eu aprecio a solidão por opção. Mas adoro companhia.

carlosnabeiro@gmail.com disse...

Ando a`procura de amigos.Os homens
ja´ nao tem tempo para tomar conhe_
cimento de nada!Compram coisas fei_
tas aos mercadores.Mas como nao ex_
istem mercadores de amigos,os ho_
mens ja´nao tem amigos.
Se queres um amigo, cativa-me.
Que significa"cativar"?
-E´uma coisa que toda a gente se esqueceu.Significa "criar laços".
Mas,se tu me cativares,sera´como se
o Sol iluminasse a minha vida.
-E´muito bom ter um amigo,mesmo
quando se esta´para morrer.
-Onde estao os homens?Esta´-se mui_
to so´ no deserto.
Tambem se esta´so´entre os homens.
A perfeiçao nao existe.
So´se ve bem com o coraçao. O es_
sencial e´invisivel para os olhos.
Antoine de Saint-Exupery
1940 in"O Principezinho".