A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sexta-feira, abril 08, 2011

Eu conheço um País ...

 Desconheço quem é o autor deste magnífico texto que, nos tempos "depressivos" que atravessamos, nos pode ajudar com este balanço tão positivo a olharmos o nosso país de uma outra maneira, afinal os políticos são apenas uma minoria desacreditada ...

"Eu conheço um país que em 30 anos passou de uma das piores taxas de mortalidade infantil (80 por mil) para a quarta mais baixa taxa anível mundial (3 por mil).
Que em oito anos construiu o segundo mais importante registo europeu de dadores de medula óssea, indispensável no combate às doenças leucémicas. Que é líder mundial no transplante de fígado e está em segundo lugar no transplante de rins.
Que é líder mundial na aplicação de implantes imediatos e próteses dentárias fixas para desdentados totais.
Eu conheço um país que tem uma empresa que desenvolveu um software para eliminação do papel enquanto suporte do registo clínico nos hospitais (Alert), outra que é uma das maiores empresas ibéricas na informatização de farmácias (Glint) e outra que inventou o primeiro antiepilético de raiz portuguesa (Bial).
Eu conheço um país que é líder mundial no sector da energia renovável e o quarto maior produtor de energia eólica do mundo, que também está a constuir o maior plano de barragens (dez) a nível europeu (EDP).
Eu conheço um país que inventou e desenvolveu o primeiro sistema mundial de pagamentos pré-pagos para telemóveis (PT), que é líder mundial em software de identificação (NDrive), que tem uma empresa que corrige e detecta as falhas do sistema informático da Nasa (Critical)e que tem a melhor incubadora de empresas do mundo (Instituto Pedro Nunes da Universidade de Coimbra)
Eu conheço um país que calça cem milhões de pessoas em todo o mundo e que produz o segundo calçado mais caro a nível planetário, logo a seguir ao italiano. E que fabrica lençóis inovadores, com diferentes odores e propriedades anti-germes, onde dormem, por exemplo, 30 milhões de americanos.
Eu conheço um país que é o «state of art» nos moldes de plástico e líder mundial de tecnologia de transformadores de energia (Efacec) e que revolucionou o conceito do papel higiénico(Renova).
Eu conheço um país que tem um dos melhores sistemas de Multibanco a nível mundial e que desenvolveu um sistema inovador de pagar nas portagens das auto-estradas (Via Verde).
Eu conheço um país que revolucionou o sector da distribuição, que ganha prémios pela construção de centros comerciais noutros países (Sonae Sierra) e que lidera destacadíssimo o sector do «hard-discount» na Polónia (Jerónimo Martins).
Eu conheço um país que fabrica os fatos de banho que pulverizaram recordes nos Jogos Olímpicos de Pequim, que vestiu dez das selecções hípicas que estiveram nesses Jogos, que é o maior produtor mundial de caiaques para desporto, que tem uma das melhores seleções de futebol do mundo, o melhor treinador do planeta (José Mourinho) e um dos melhores jogadores (Cristiano Ronaldo).
Eu conheço um país que tem um Prémio Nobel da Literatura (José Saramago), uma das mais notáveis intérpretes de Mozart (Maria João Pires) e vários pintores e escultores reconhecidos internacionalmente (Paula Rego, Júlio Pomar, Maria Helena Vieira da Silva, JoãoCutileiro).
O leitor, possivelmente, não reconhece neste país aquele em que vive ou que se prepara para visitar. Este país é Portugal. Tem tudo o que está escrito acima, mais um sol maravilhoso, uma luz deslumbrante, praias fabulosas, ótima gastronomia. Bem-vindo a este país que não conhece: PORTUGAL."

By L.P.

10 comentários:

Anónimo disse...

E tem-nos a nós, que somos únicos.
M.A.A.

Anónimo disse...

M.A.A. e é o que se lhe apraz dizer "E tem-nos a nós, que somos únicos" depois de ler o texto publicado? Sim, todos somos absolutamente únicos já que o nosso DNA, é mesmo nosso e só nosso pois, segundo as últimas investigações, nem os gémeos verdadeiros têm exactamente o mesmo!

Convenhamos que o texto merecia um melhor comentário!!
D. (ex Madalena Cabral)

Rosa dos Ventos disse...

Este texto já corre há uns tempos pela net mas é sempre com prazer que o leio.
É preciso cuidar um pouco da nossa auto-estima que é muito oscilante, ou somos os melhores do mundo ou não valemos nada...
Talvez por nos situarmos neste extremo da Europa somos um povo extremista! :-))
Claro que ainda podíamos acrescentar mais qualidades a esta lista!

Abraço para a LP que não sei se conheço pessoalmente

Anónimo disse...

Exactamente D. é o que me apetece dizer...Este texto já o conhecia e é sempre com muito agrado que o leio. O que eu não sei é como nós vamos reagir ao que aí vem...cada um de nós como uma entidade individual , vai mostrar o que vale no seio do colectivo.Um abraço. M.A.A.

Anónimo disse...

Exactamente Rosa dos Ventos, é preciso cuidarmos da nossa auto-estima, tanto quanto sei é meio caminho para ganhar a “luta". Pena é que nos meios de comunicação raramente se apresentem estes êxitos, pelo contrário mostra-se só o que é negativo, dia após dia…até aqui por estas paragens, se cedo à tentação (o que é raro) de procurar notícias daí só ouço desgraças e é triste! Porém um dia destes li, num jornal daqui, que um conceituado cirurgião português vinha a Chicago apresentar um meio inovador e de comprovado êxito de cirurgia à próstata. Portanto o nosso problema não são os cidadãos mas os políticos que nos governam!
D. (ex Madalena Cabral)

IFFT disse...

Querem ver que os políticos portugueses nascem por geração espontânea?

Anónimo disse...

IFFT, não nascem não, mas se não se propusessem a fazer o que não sabem, apregoando qualidades que não têm, prometendo o que não podem cumprir e “vendendo” ilusões, talvez outros mais capazes tivessem aparecido…e portanto não tivéssemos chegado onde chegamos!

p.s. quiçá, talvez só haja apenas duas categorias de portugueses, os políticos e os outros...
D. (ex Madalena Cabral)

Anónimo disse...

Enviei este texto a diversas pessoas das minhas relações e recebi este comentário que mostra que, apesar de aspectos negativos do nosso país, ainda há quem o veja sob outro prisma e consiga gostar dele incondicionalmente. Um exemplo a seguir!


" Eu sei de um país

onde o Sol é mais quente ,
onde as estrelas têm mais luz ,
onde o céu é mais azul ,
onde a natureza " canta " ,
onde os cheiros enibriam ,
onde os sons nos despertam ,
onde nasci e morrerei ... para sempre !!!"

LP

Rosa dos Ventos disse...

Eu diria antes:
"Onde nasci e viverei para sempre!"
É que morrer para sempre acontece em todo o lado!
É a vida! :-))
Eu estou a brincar, nada de levarem a mal...

Anónimo disse...

A mim parece-me que o País, que eu conheço e em que vivo, é isso e muito mais.
Já viveu momentos bem piores (lembram-se do que era antes do 25 de Abril?). Ainda se lembram do que Camões disse"(...)morro, mas morro com a Pátria(...)"?. Pois é, também já morreu e ressuscitou!...
Sou optimista? Talvez. Não me deixo cair no logro dos que apenas querem denegri-lo, destruindo, dividindo para reinar!... Espero e acredito que virão dias muito melhores com o contributo de todos nós- as opiniões expressas demonstram-no-.
ÂNIMO, CONFIANÇA, AMIGOS. UM