A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

terça-feira, novembro 21, 2006

Ao meu amigo M. C.

Foi muito oportuno lembrares-te agora, que se aproxima o 1º de Dezembro, das peças que representámos nesse tempo. Gostei muito de fazer "Terra Firme" não só porque era uma actividade fora do "habitué" (ouvir os professores, ir para casa com os livros, estudar) como se estabaleceram relações de amizade entre nós - actores amadores - e o encenador. Podes crer que de todo o conjunto que envolveu o 1º de Dezembro do nosso tempo, aquilo que vivi naquela peça de teatro foi o que mais saudades me deixou. Éramos uns actores principiantes excepcionais. Não me esqueço da figura do "Ti António", meu futuro sogro que nunca acabou por ser, muitíssimo bem representada e tu bem sabes por quem. Quando estávamos em cena, mas ainda não eram as nossas deixas, falávamos entre nós a perguntar como é que a "coisa" estava a correr.

- Muito bem, dizia o "Ti António" à lareira com as mãos a tremer para fazer bem de velho; ele que era muito mais nova que eu! Não conhecia, assim como os outros, o método do "Actor's Studio" mas já o aplicava.

Vou-te contar um pormenor que talvez não saibas: Eu no 3º acto tinha de entrar em cena com um lenço preto na cabeça já pressagiando o meu fim. Andei à procura do lenço nos bastidores e não o encontrei. Falei pelo tabique para a minha criada, que estava em palco, perguntando-lhe pelo lenço porque eu estava quase, quase a entrar em cena.

- Tenho-o nas mamas - disse-me ela.

É que o Dr. Sub. já lhe tinha dito várias vezes que a sua personagem era uma mulher "encorpada" ... e estava tudo dito. E vai daí, ela apoderou-se do lenço, pensando que aumentava o volume das ditas cujas.

No final da peça, o nosso encenador lamentou-se do meu esquecimento. E não podia dizer nada ou porque era muito tímida (como ainda hoje sou) ou porque tinha medo de me referir ... às "mamas" da minha criada. Naquela altura era desavergonhado falar de "mamas" a não ser naquele soneto de Camões "Alma/minha gentil/...". Com o inconveniente de termos de decorar aquele palavrão que dava pelo nome de "cacofonia". Era isso?

O "Ti António", o Dr. Sub. e outros tenho-os sempre no meu limbo. Mas o meu limbo tem uma porta que de vez em quando abro para os admirar. Não são deitados para lá ao acaso. Quanto ao nosso encenador, vejo-o agora a jogar às cartas com o S. Pedro, muito bem disposto e de hábil conversa. Mas só há um inconveniente é que o dinheiro naquele "assento eterno" é apenas virtual (penso eu) e dá só para uma amena cavaqueira. Bem hajam todos.

Um abraço
Lena Q

6 comentários:

Anónimo disse...

Cara Lena, saborei verdadeiramente o teu texto e diverti-me com o epísódio. Quer-me parecer que o Dr. Sub e o S. Pedro interromperam o jogo de cartas para "analisarem" o sucedido!! Há distância de quatro décadas, vemos as evoluções e transformações que, felizmente, a nossa sociedade sofreu.
Continua a deliciar-nos com os teus textos.

Lena Pires

Anónimo disse...

Lena Q . Só uma ajuda
Relativamente a esta tua representação o" Sr."que fazia de
velho não era o teu Manuel?.
Como já passou muito tempo, vai
havendo sempre umas falhas,pois
julgo ter sido nesse teatro que
o Manuel meteu a almofada nas costas para conseguir a curva da velhice.Estarei a dizer bem ou talvez não.
O Rogério não participou tambem?
Um abraço "OLD"

Anónimo disse...

Bartolomeu,o Manel da Lena era o velho na peça "O Urso", juntamente com a Levinda e comigo.
Tens razão quanto ao Rogério.Que é feito dele?
Já ouvi e apreciei a música que nos
ofereceste.Um abraço. M.C.

Anónimo disse...

Olá, Lena Q.
O nosso 1º de Dezembro foi no ano de 1962... um ano após o início da guerra em África.Para angariar fundos para o já então existente Movimento Nacional Feminino, nós repetimos, a seu pedido, todo o espectáculo no dia seguinte à tarde.Lembras-te? E o Ti'António aproveitou para dizer direitinho "...Foi ajudar o pai a aparelhar o cavalo,...",próximo do fim mesmo do 2º acto.
Em Junho/Julho de 1980 estive pela última vez com o Dr Subtil numa acção de formação em Mirandela, já os tempos eram outros , mas ele mantinha a mesma
fogosidade.
"Esperança..." é a palavra final da peça, a cargo de Maria,após o que cai o pano ,ao som de "Á oliveira da serra...".
Com amizade,M.Carvalho

Anónimo disse...

Manuel.O Rogério contactou-me há dias por mail e disse que anda muito ocupado.Até usou o termo -
nesta vida há dois tipos de pessoas:Os reformados e os outros.
Disse que já pediu a aposentação e
quando vier, já terá tempo de vir ao blog.Assim o esperamos .Diz que tem dois miudos ainda novos e precisa de
tempo .
De momento é tudo
Quando é que te animas a contar
factos verdadeiros com o Sr. teu
pai,pessoa que eu muito respeitava e admirava.
Uma ocasião eu para ler dinheiro em inglês "VOTEI-LHE DE MONEI "
Disse de imediato,mas qual o Pierre Money ou Marcel Money.
Sem dúvida que era um homem fora do habital.Tinha muita classe,competência,e com piada fina.
Um abraço Bartolomeu
.

Anónimo disse...

Obrigado,Bartolomeu, mas não será fácil corresponder ao teu pedido.Um abraçoM.C.