A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quinta-feira, outubro 11, 2007

Histórias do A25 e D25 ... 3

Fui para a tropa em em Maio de 65 e até Maio de 68 ( grande mês ) quando saí ,como não havia computadores nem Internet e o isolamento era considerável, o que podíamos fazer, além da guerra , era jogar.
Aprendi todos os jogos de cartas, do bridge ( mal) até ao carapô( não tenho a certeza se é assim que se escreve). Aprendi o mundo de diferença que há entre ganhar e perder o que quer que seja. E adorava o poker: mais do que um jogo, o poker ( aberto e fechado ) envolvia um ritual psicológico, a que era difícil resistir. O poker é talvez o único jogo social que é tão interessante para quem joga como para quem assiste e que tem todos os condimentos para viciar, joguei-o muitos anos a seguir e bem , penso eu...
Quem me ensinou o carapô foi um Capitão ( lateiro ) já avançado na idade , daí a uns dois meses , já lhe ganhava e ele não gostava nada . Em determinada altura passei por ele no quartel em Quicabo /Angola ( isto era no mato , aonde só havia militares ), cumprimentei-o e andei .
Passados pouco tempo mandou o ordenança chamar-me para ir ao seu gabinete . "Sabe nosso alferes , tenho idade para ser seu Pai e não admito que quando passar por mim não me cumprimente militarmente , como é sua obrigação", ou seja" bater-lhe a pala". "Sim senhor meu Capitão", disse eu , batendo-lhe uma valente palada.
Dali prá frente foi um ver se te avias , até o procurava só para lhe bater a pala ...
Quanto ao poker , na tropa e principalmente no Luacano ( leste de Angola ) passava muito tempo a jogar . Eram meus companheiros o meu Capitão ( Bernardino Louro ) e os alferes da minha companhia e ainda o Administrador de Posto do Luacano de seu nome Pereira d' Eça ( minhoto de origem), não havendo nada melhor para ele do que um joguinho , nem que fosse a perder...

1 comentário:

Anónimo disse...

O teu amigo Bartolomeu tambem passeou nos corredores do CALHAU"
em "MAFR ICA ADEUS".
Seis meses que não recordo.
Como não havia internet nem nada,lá
marchavam umas bifanas...e que boas.
Fins de semana eram quase sempre
por alí.A estada em Lisboa ficava muito cara e o dinheiro tinha que ser bem gerido.
Prefiro ficar por aqui.
Bartolomeu