A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sexta-feira, novembro 02, 2007

CRÓNICA DE SEXTA-FEIRA (37ª)

Popularidade e referendo

Na semana passada conheceram-se alguns estudos de sondagens que revelavam uma situação que deve ser encarada com alguma idoneidade: o Partido Socialista (PS) e o Eng.º José Sócrates atravessam um período de grande impopularidade, e consequente queda nas intenções de votos.
Em primeiro lugar, o exercício da Presidência Europeia obstrui significativamente a política interna, sendo que a política externa e a União Europeia se assumem com maior relevo e maior preponderância. Ou seja, podemos efectivamente falar em “esquecimento temporário” dos problemas internos. Contudo, é de recordar que este fenómeno já se operou sobre Cavaco Silva e António Guterres aquando das respectivas presidência europeias.
Em segundo lugar, a crescente contestação genérica às políticas sociais e económicas de Governo e a clara insatisfação quanto à insuficiência de resultados papáveis de determinados indicadores, conduziram certamente para este resultado que começa a ser alarmante para o PS e para José Sócrates.
Todavia, se o Governo se quer deixar transparecer outra imagem, e pensando já nas legislativas de 2009, pode enveredar por algum populismo ou demagogia política. Isto é, o PS precisa de exortar as massas e produzir grandes espectáculos de propaganda de modo exaltar os seus grandes feitos nestes dois anos e meio, nomeadamente o do Tratado de Lisboa. E para isso, só com um referendo é que pode amansar esta vaga de descontentamento. Aliás existem grandes vozes do PS a reivindicar a consulta popular, como é caso de Jorge Sampaio. Por ouro lado, é de recordar que aquando do referendo da despenalização que o PS, segundo uma sondagem do DN/TSF, atingiu os 47% da intenção de voto. Sabiam desta?
Façam pela vida, mas não amplifiquem a demagogia e a insensatez.

By Afonso Leitão

5 comentários:

Anónimo disse...

Gostei do seu artigo e da antevisão
da situação politica do nosso país
que está pouco sólida.
Não nos esperam dias famosos,embora
os actuais Ministros terem outro discurso.Ontem a responsável pela
educação ,numa entrevista televisiva,deixou muito a desejar.
Esperava mais humildade por parte
desta senhora,reconhecer ela própria que está a errar.
Mas pronto,ficaremos por aqui.

Então como aproveitou o seu feriado?
O nosso administador comeu castanhas trasmontanas com alguns
colheiteiros.
Hoje eu e o Dr. Manuel Carvalho ,
encontramo-nos no cemitério mais
antigo da nossa cidade e alem de um abraço,trocamos poucas palavras já
que eu estava com pressa pois tenho
o meu pai doente ( 94 anos) e dá
serviço ..e não é pouco.
Até Sexta feira
Bartolomeu
que fazer

Anónimo disse...

Muito obrigado pelas suas agradáveis palavras.
Relativamente ao ferido, passeio-o em Seia: foi um dia de muito trabalho e exigência pois estudei com muito rigor uma cadeira da Faculdade (Microeconomia) visto que irei ter um teste intermédio na quarta-feira. Além disso, e pelo significado do dia, fui à Missa pela parte da tarde na freguesia em que resido, santiago.
Quanto ao seu pai, trata-se de uma idade já muito avançada, e aquilo que posso desejar são as melhoras, e naturalmente força para o Sr Bartolomeu para prosseguir com esse "serviço".

Com os melhores cumprimentos
Afonso

Anónimo disse...

Olá Afonso... há muito que não visitava o blog... continua muito bom e recomenda-se...Continuas a permear-nos com as tuas crónicas sempre com uma carga intelectual muito forte.. Este comentário foi escrito á beira Douro na cidade Invicta... Espero que esteja tudo bem contigo aí por Lisboa...que estejas a gostar da faculdade e do curso… Muitos Cumprimentos… Até Breve

Anónimo disse...

Olá Afonso... há muito que não visitava o blog... continua muito bom e recomenda-se...Continuas a permear-nos com as tuas crónicas sempre com uma carga intelectual muito forte.. Este comentário foi escrito á beira Douro na cidade Invicta... Espero que esteja tudo bem contigo aí por Lisboa...que estejas a gostar da faculdade e do curso… Muitos Cumprimentos… Até Breve

Anónimo disse...

Rita: obrigado pelo comentário tão honroso, ainda por cima à beira do Douro na cidade dos "Tripeiros". Muito obrigado, depois falamos pelo mensager.