A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

terça-feira, novembro 20, 2007

Por qué no te callas ...

Ontem à noite na RTP1 passou o programa prós e contras baseado quase a 100% na dissecação da célebre frase do Rei de Espanha " por qué no te callas".
O que ali se passou de mais significativo para mim foi a breve disputa entre os dois jornalistas espanhóis presentes , quando um deles à falta de mais argumentos acusou o outro de , pelo menos devia mostrar-se espanhol e defender o seu País em vez atacar o seu Rei...
Mas em frases curtas são os espanhóis célebres,pois já o Franco ( faz hoje anos que morreu) quando em Abril de 1974, foi informado da revolução portuguesa e do perigo de aquilo ir demasiado longe, exclamou: "No lo crea, los portugueses son muy cobardes".
Gastar mais palavras para quê.....

13 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Participei este fim de semana num festival em Vigo, integrada no coro onde sou contralto.
Ficámos a saber durante o almoço de domingo que os da Corunha chamam portugueses aos de Vigo e eu disse-lhes que os do norte de Portugal chamavam mouros aos que vivem abaixo de Aveiro.
Todos rimos e ninguém se calou!
Estes são de facto os mais hermanos de todos os espanhóis.

Abraço

Abraço

Anónimo disse...

Caaaaaa...rago, Joooooorrrgggeeee...quem assim faaaaala não é gago!
Abraço.

Anónimo disse...

Após alguns programas televisivos(prós e contras) a meu ver habilmente manipulados pela moderadora e que mereceram aqui um quase unanimismo de opiniões que motivaram a minha dúvida se na verdade eu teria visto esses mesmos programas(em especial o da educação e o da saúde)propuz-me fazer umas pequenas férias sabáticas para meditar um pouco sobre este blog, por quem nutria certo carinho, vendo-me forçado a interromper as mesmas ao verificar o teor de certos comentários que me desagradaram para não dizer " ofenderam" ao "mandar à merda todos os espanhóis"!Ora como todos os meus amigos colheiteiros sabem tenho familiares que têm muito orgulho em ter essa nacionalidade e como os meus pais e alguns saudosos professores sempre me ensinaram que "só não se sente quem não é filho de boa gente" e como eu me considero filho de gente boa(embora humilde), não podia deixar passar esta oportunidade para lamentar essas tristes declarações que muito me ofenderam e à minha família e que só desprestigiam quem as proferiu e quem as devia moderar e não o fez!Aliás já em situação anterior, penso que em comentário referente às Forças Armadas teria havido um pequeno afloramento um tanto jocoso ou desnecessário, a que não reagi como devia e que relevei, mas que agora, por considerar que foram ultrapassados os limites da boa educação "a raiar o insulto" não pude deixar de reagir!Sem pretender criar ou alimentar polémicas futuras ,apenas direi que pelo conhecimento que tenho da realidade espanhola e portuguesa, é meu entendimento que estas atitudes só demonstram um natural complexo de inferioridade que de todo os espanhóis há muito ultrapassaram e pelos vistos bem por cima ,tais os estádios de progresso e desenvolvimento a que chegaram e que caminham para os antípodas dos nossos(crescimento esperado para 2008 de 3.9% quando o nosso se ficará por 1.1%apesar de tão profusamente propagandeado)! Por piada e apenas por piada, a quando da célebre estatística feita há tempos sobre uma possível e futura integração ou junção dos 2 países,um amigo meu espanhol me dizia que " nós perdemos a oportunidade de pertencer a um grande paíz e que eles nunca nos dariam outra(oportunidade)"!!!Para finalizar e não pretendendo relembrar aqui uma vez mais a célebre frase da polémica proferida pelo monarca espanhol apenas direi que bem assentaria a certas pessoas aqui do blog...VMB

Anónimo disse...

Colheiteiro e amigo VBarata:
Este blogue é absolutamente livre, não tem qualquer censura e não tem qualquer moderador.
Cabe-me a mim na qualidade de administrador do blogue zelar para que as participações dos Colheiteiros e dos outros participantes sejam correctas e estajam todas enquadradas nos limites do bom senso e da boa educação , mas eu só tenho conhecimento aposterior do teor dos comentários e das postagens.
Neste caso concreto , tenho a certeza que o JT não quis nem de perto nem de longe ofender-te a ti ou à tua família , simplesmente porque não sabia da nacionalidade da tua esposa.
Tu que conheces bem as zonas raianas sabes bem que o contexto desta frases é tudo menos insultuoso.
Quanto aos teus outros comentários, como já tinhamos falado ao telefone são opiniões e cada um tem as suas e cada um fica na sua.
Espero sinceramente que vejas este "incidente" apenas assim , que continues connosco no blogue e que apareças no próximo dia 1.
Um grande abraço para ti e muitos cumprimentos para a tua esposa.
Hélder Barreira

Anónimo disse...

Amigo Helder:
Compreendo a tua posição mas não fiquei nada convencido dessa tua certeza já que por diversas vezes, em comentários anteriores, ouve referências à minha situação familiar.Aliás, bastaria consultar o CD que o amigo Osório nos enviou depois do 1º encontro na Anadia para comprovar isso mesmo!Houve excessos de linguagem e não são desculpas esfarrapadas que os anulam!Por não concordar com essas infelizes tiradas e por não ser esse o meu estilo,considero o incidente encerrado e não pretendo alimentar mais polémicas sobre o assunto.

Anónimo disse...

Meus queridos amigos:
Nunca me passou pela cabeça que o meu comentário parrisse um monstro.
Se há alguma culpa (e ela não morre solteira, acho que desta vez vai morrer."Mea culpa".
No entanto quero que fique bem ciente em todos vós que, nem de perto nem de longe, quis ofender quer quer que fosse, muito menos os "nuestros hermanos", aliás, local onde tenho bons amigos e que bastante prezo.
Também nunca me passou pela cabeça que a "coisa", levantasse tanta polémica, inferindo-se aquilo que não estava no meu pensamento.
Ás vezes é preciso ler e tresler para se entrar no objectivo. Mas, há um óbice que a ciência ainda não conseguiu ultrapassar, isto é entrar no pensamento das pessoas. Já dizia a canção não há machado que corte a raíz ao pensamento!
Mas esta é outra matéria.
Concretamente,este assunto é absolutamente diplomático e político, do qual, como cidadão do mundo, obviamente, não me demito, mas ao qual não dou a interpretação e conotação que alguns lhe pretender dar.
Concluindo e resumindo: - As minhas desculpas ao administrador do blogue (que não as teve, pois o comentário foi meu e assinado) e acho que ele deve manter essa postura em nome da liberdade responsável.Este "insulto"(???!!!) tinha mais a ver com o passado e á célebre frase do ditador vizinho - "No lo crea, los portugueses son muy cobardes".
O visado era o caudilho e os seus seguidores ( que ainda por aí proliferam) e não os povos de Espanha.
Explicada a frase no seu contexto está entendido o comentário?.
Viva PORTUGAL, viva ESPANHA e todos os seus povos, viva a liberdade de expressão e ...vivamos todos nós.
Um forte e fraternal abraço para todos, deste que se assina, modestamente,
a)Jorge Mário Costa Tomé.
Mais comentários neste texto? Não. è um artista português (passe o velhinho anúncio á pasta dentífrica).

Anónimo disse...

Caro VB,Lamento ter sido este o motivo que te levou a escrever no nosso blog.
Na verdade já tenho sentido a falta dos teus comentários,por vezes posso nem concordar com eles,mas outras...penso:-por onde andará o nosso VBarata?
Um grande abraço para ti e para a tua simpática mulher.(quem me dera ser espanhola!!)

Ps. Não posso deixar de dizer que nunca considerei qualquer referência aos teus comentários insultuoso,apenas diferenças de opinião.

Anónimo disse...

Caro Victor.
Foi com satisfação que vi o teu regresso a nosso Blog.Aliás fui eu
e outros colheiteiros que te pedimos para voltares pois os teus comentários são interessantes e a narração excelentes .
Agora, não conheces o Jorge Tomé.
Escreveu aquilo por escrever,sem
intuito de magoar ninguem.
Continua a escrever que eu gosto.
Um grande abraço Bartolomeu
Outro assunto diferente.
Então o Benfica pode muito brevemente ficar a um ponto do Porto, e quem sabe de ficará em
1º.Quem vai bem é o sporting,bons
resultados, etc.5º.lugar e é um pau

Anónimo disse...

Se eu fosse o Rei também mandaria calar uma pessoa cuja atitude de desrespeito não só Espanha, mas também pelas regras de boa educação e da ética política.
Sempre ouvi dizer: "quando um burro fala os outros baixam as orelhas".

É só a minha modesta opinião.

Anónimo disse...

Bartolomeu:por qué no hablas de mi FCP?...

Anónimo disse...

Se o Bartolomeu mo permite, respondo por ele: porque não és KING.

Anónimo disse...

Jorge!
Pois não e não tenho pena.Já agora, sabes porque é que o azul é a cor do FCP?

mc disse...

O anónimo anterior é este que agora se identifica, anteriormente conhecido como mc!