A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sexta-feira, novembro 23, 2007

CRÓNICA DE SEXTA-FEIRA (40ª)

"Agredir os atletas"

O tema da crónica desta semana pode não interessar às Senhoras leitoras, contudo penso que o desporto-rei, o futebol, está a aliciar as mentes femininas, e, como é a primeira vez que me vou pronunciar sobre a Selecção, estou confiante que as “ladies” se vão interessar com os temas a abordar.
Em primeiro lugar, congratulei-me na quarta-feira pela qualificação para o Euro2008, a realizar-se na Áustria e Suíça, apesar de honestamente vibrar com maior exuberância e tenacidade quando joga o meu Benfica. A grande inovação desta partida foi a estreia do luso-brasileiro Pepe, defesa-central do clube espanhol Real Madrid. Bom, sobre a questão da utilização de mais um brasileiro naturalizado na Selecção, penso que é uma matéria inquestionável na medida em que é legalmente português com os seus respectivos direitos, liberdades e garantias. Aliás, já tive a oportunidade de estudar a Lei da Nacionalidade (LN). O problema estrutural repousa no seguinte pressuposto: se realmente é muito talentoso e dotado de uma competitividade e qualidade intocável, porque é que nunca foi convocado para a Selecção do Brasil? Aliás, já houve defesas-centrais brasileiros, a jogar em Portugal, que já foram convocados para a selecção canarinha. Assim podemos concluir que, as qualidades inerentes ao atleta Luisão, defesa-central do Glorioso, são efectivamente superiores ao do luso-brasileiro. Não é supreendente.
Em segundo lugar, a atitude dos adeptos no Estádio do Dragão, em clara inconformidade com o espírito costumeiro do povo português.
Em terceiro lugar, Scolari redimiu-se do seu comportamento refractário, contudo espero que mo próximo campeonato europeu o nosso seleccionador abandone as suas claras tendências sócratistas: teimosia e irrealismo.
Em suma, no Euro2008 os portugueses vão apoiar os atletas, e o seleccionador não vai “agredir os atletas, vai defender os atletas”.

By Afonso Leitão

15 comentários:

Anónimo disse...

VIVA AO BENFICA!!!!!!

Anónimo disse...

Afonso Leitão. O Pepe até já quase
não fala com o sotaque brasileiro...
O dinheiro faz disto.
Gstei do tema
Bartolomeu

Anónimo disse...

Serei eu nacionalista em demasia?
Sou daqueles que continuam a pensar que uma selecção nacional, deve ser constituída por nacionais, seja qual for o País.
Dá ideia de arrangismos oportunistas e convenientes, apesar da globalização.
Qualquer dia e como só podem jogar 11 vai haver países que, necessariamente ficam de fora.
Guerra à vista?
Apesar de tudo GLORIOSO sempre!

Anónimo disse...

Ora bem:
O que é que são "nacionais"? Apesar de tantas alterações nas leis, continua a haver duas maneiras de obter uma nacionalidade : pelo nascimento ou por naturalização. Será...será que não gostas do Pepe e já agora do Deco, porque foram jogadores do FCP? Repara nas selecções de países evoluídos como a Suécia, a Alemamha e a Polónia( antes dos irmãos Kazinski!)...Ou será que todas as grandes glórias do futebol pátrio nasceram na grande Lisboa? Calma... que o Brasil é nosso! Se não é, já foi cabeça do império!Por isso é que o sr Scolari faz tanta fita!!!Está em casa! Que ganhe sempre o que em cada desafio jogou melhor e mais se esforçou, por exemplo,o FCP que vai à frente.
NB:Nunca escrevi tanto sobre futebol.

Teresa disse...

Ai, Meninos! Vocês preocupam-se com cada problema...Deixem-se de romantismos, que o futebol é negócio, não a "mitologia" de que o revestem. E tanto dá ser vermelho como azul!

Anónimo disse...

Também não me cai muito bem essa dos estrangeiros a jogar na n/selecção ,mmas como diz a TP para o futebol enquanto nrgócio até pode ser. Agora tanto dá ser vermelho com azul é que não concordo . Vermelho sempre...HB

Anónimo disse...

Pessoalmente não sei de quem é a culpa mas o sr Scolari não é nada isento nas escolhas e PREFERÊNCIAS.

Anónimo disse...

Agora sou testemunha que com o teu Benfica vibras mesmo com exuberância...

Anónimo disse...

mc:
Para mim nacionais são os que aqui nasceram (PORTUGAL).
Não tem nada a ver com cores.
Todavia as senhoras têm o tal 6º. sentido e a Teresa tocou na "buba".
Continua a escrever.
Todos gostamos dos teus dizeres.
Um abração para todos.

DuarteO disse...

Mas que gaita de nacionalismo básico é este!
Como diz a Teresa, bola é negócio, mais nada!
E o capital não tem cor, nem pátria.
Vejam os clubes ingleses a russificarem...
Viva o Benfica!

Anónimo disse...

"Ser benfiquista é ter na alma a chama imensa"

Foi um grande prazer ter conhecido a Tia Gélica, ao vivo e a cores.
Sábado lá estarei para conhecer os restantes.

Anónimo disse...

Também eu gostei do tema tratado, mas tenho de afirmar diante de todos: NÃO DEVEMOS ESQUECER O EURO2004 - É TIPICO DOS PORTUGUESES, ESQUECER A BOA OBRA DO PASSADO.

Concordo plenamente com a opinião do professor Marcelo no Domingo.
Um abraço

mc disse...

Com as modernices , agora sou Manuel no blog.
A conversa está animada! ...

Anónimo disse...

Pois está.
Ainda hoje o sr. Blatter falava da ameaça da perda da identidade nacional de uma selecção por causa do excesso de utilizações de naturalizados.
Tem razão

Ana Loureiro * disse...

Afonso era bom k colaborasses no nosso blog tambem...afinal é o nosso blog... bxu*
temos todos muitass saudades uns dos outros...
vem ai um jantar brevemente...inicialmente dia 21 de dezembro!! leva a toga! n podes faltar! bxu*