A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

segunda-feira, novembro 12, 2007

Grandes Batalhas da História Universal (10)

MIDWAY - 1942

Chester Nimitz - Isoroku Yamamoto

Tendo como palco o Pacífico, no decurso da II Guerra Mundial, a Batalha de Midway pode ser considerado o ponto de viragem no conflito.
Os americanos sob o Comando de Nimitz, repeliram o ataque japonês, que havia sido pacientemente planeado por Yamamoto, tendo em vista a queda de toda a Ásia, sob o controlo dos japoneses.
A manifesta superioridade aero-naval que o país do sol nascente detinha naquela região, desde Pearl Harbour, inverteu-se, após haverem sido sepultados nas águas circundantes da mítica ilha, 4 porta aviões e 332 aviões japoneses.

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro Isaías
Quero que saibas que apesar de não ter feito, ainda, comentários leio sempre os teus relatos sobre as Grandes Batalhas. Para mim, por razões obvias,interessam-me especialmente.
Continua porque estás a contribuir para determinados aspectos culturais que, se nos detivermos a pensar, explicam muito da influência que tiveram e têm no devir histórico da humanidade.
Um abraço e cá te esperamos sempre

Francisco Almeida

H.B. disse...

Vi o filme essa batalha e nao há dúvidas que depois a situacao aeronaval se inverteu, mas ali foi uma rzia . Continua..

Anónimo disse...

Apreciei muito o seu relato desta batalha que se revestiu de uma importãncia inabalável para o percurso da Guerra.
Mesmo passados 62 anos do fim do conflito, os americanos continuam com a sua "máquina" de guerra implacável e não sabemos o futuro que se avizinha. A Guerra do Irão é uma possibilidade.

Até à próxima batalha!