A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quinta-feira, novembro 08, 2007

Por Terras de Portugal...

A pedido de alguns " colheiteiros " relembro um dia bem passado em Campo de Víboras e arredores, a 26/08/2007, a convite da querida Levinda, por ocasião da festa dedicada a São Tiago. Para os que não se lembram, Campo de Víboras fica a uns 55/60 Km, de Bragança e a cerca de 10 Km, de Vimioso.
Gente afável, esta boa gente transmontana, que mal chegados à aldeia e ignorando a rua onde se situava a casa da Levinda, à nossa pergunta sobre a sua localização, prontamente se prontificou a acompanhar-nos fazendo questão de nos deixar bem juntinho da porta de entrada. Fomos presenteados com uma recepção à altura dos anfitriões que acompanhados de amigos e familiares nos receberam em clima amigo e de franca hospitalidade. Ainda deu para matar saudades do tempo de estudantes pois as recordações fluíam dentre os circunstantes, mormente, por parte da irmã sénior da nossa Levinda. Foram recordados os tempos de Liceu, daquela Bragança que todos bem conhecíamos e a Escola do Magistério Primário, frequentada por tantos dos nossos amigos!
Aproveitando a nossa presença a anfitriã e alguns dos seus convidados residentes fizeram questão em nos mostrar o que de melhor havia na sua terra. Depois da bonita Igreja Matriz, bem no centro da povoação, deambulámos por algumas das ruas da localidade que orgulhosamente nos mostravam alguns traços arquitectónicos, de tempos bem antigos e onde constatámos o saudar terno e efusivo das pessoas que connosco se íam cruzando nas ruas e caminhos. Pelo avançar da tarde, e ainda com o sol bem alto, fomos em romagem ao cemitério local onde a nossa anfitriã fez questão de nos mostrar uma grande pedra da família dos granitos ( a Gélica fará o favor de corrigir ) que para ali havia transportado com o intuito de nela inscrever, em jeito de epitáfio, o seu testemunho de homenagem e saudade dos entes queridos que haviam partido!
Não nos faltou o tempo para podermos visitar uma bela Torre de Menagem, marca defensiva da nacionalidade portucalense, o Castelo de Algoso que lá do alto do alcantilado e rochoso promontório, parecia querer gritar-nos: " eis aqui, garbosamente, um dos expoentes máximos do poder local! ".
Deste simples e belo castelo, que também serviu como habitação, de traçado rectangular e datado do séc. XIII, quando em Portugal reinava o senhor D. Sancho I, restam a Torre de Menagem, dois ou três torreões e um pequeno pátio.
Foi mandado erigir por Mendo Rufino, como fortificação militar, e como poderemos constatar nas fotos que anexo, beneficia de um belo enquadramento paisagístico!
De facto, a sua situação privilegiada, a uma altura de 681 metros, permite-nos a contemplação de magnífica panorâmica, ao longo da margem esquerda do Rio Sabor, na extremidade formada pelo Rio Angueira ( o célebre rio que já foi rico em lagostins ) e pelo Rio Maçãs.
E, para terminar o dia da melhor forma, regressámos a Campo de Víboras onde tivemos oportunidade de conviver com a população local que se amontoava num enorme terreiro onde decorria o baile ao som da música de um conjunto contratado para abrilhantar a festa.
Aí tivemos oportunidade de ver a nossa "colheiteira" Levinda que qual "woman bar" distribuía simpatia pelos seus concidadãos ao mesmo tempo que mostrava a sua destreza tirando com mestria "uns fininhos"que nos haveriam de matar a sede! Não fosse ela uma das "mordomas" da Comissão de Festas! Estamos já em final de festa. Bragança espera-nos, mas antes disso um agradável lanche em casa da Levinda na companhia de seu marido e alguns familiares. Os nossos agradecimentos a todos e muito especialmente à sobrinha da Levinda pela constante atenção e simpatia!
Ao casal Penedos, à querida Gélica que nos acompanhou ( a mim e à Noémia ), ao "colheiteiro Afonso que esteve presente e a quantos que simpaticamente trocaram palavras e simpatia connosco, o nosso sincero muito obrigado!
As fotografias, que seguem em anexo, são um contributo para o modesto relato que acabaram de ler.
Mais uma vez, obrigado pelo paciência e pelo tempo que vos roubei.
Tudo de bom para todos os " colheiteiros " familiares e amigos do Blog.
Um abraço
Francisco Almeida

5 comentários:

Anónimo disse...

Gostei da reportagem feita por terras bem perto dos meus queridos antepassados - "Perros".
Amigo Chico aparece mais vezes e, assim, enriquecerás o nosso BLOG.
Com um abraço.

Anónimo disse...

Tardou mas chegou...É sempre bom recordar momentos bem passados com os nossos amigos.
O Almeida já nos provou que é um óptimo repórter, pena é que tenha tanta preguiça e apareça tão poucas vezes!!

P.s-Já me esquecia...,realmente,a dita pedra não tem nada a ver com o granito.Trata-se da célebre pedra de Donai, popularmente chamada de mármore verde e que na realidade é um serpentinito.

Anónimo disse...

Ó Francisco, tu rapaz estás numa forma. Puxa ,apareces raras veses
mas quando chegas é a valer.
Gostei imenso do teu artigo.
Já agora só mais uma nota abonatória das gentes do Campo.
Tem excelentes qualidades para os
negócios.
Já agora sabes de alguma moradia em Bragança que tenha esse tal
granito de Donai,ou mármore verde,
instalado na moradia e que fica
muito bem?Respondam.
Um abraço para todos
Bartolomeu

Anónimo disse...

Depois de vos seguir nesse passeio tão minuciosamente descrito, mal me restam forças para te felicitar pela prosa e pelo regresso e desejar que continues a contribuir para esta obra comum.

Anónimo disse...

Agradeço imenso a referência à minha pessoa, e folgo muito em saber que estive contemplado na ementa da conversa.

Um abraço