A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quinta-feira, dezembro 25, 2008

Jantar da Consoada



Segundo parece, o ‘jantar de consoada’ é cada vez mais encomendado de fora ou servido nos hotéis. As bichas nos supermercados e nas pastelarias são enormes …

Uns dias antes do Natal , quis experimentar uma rabanada naqueles sítios que as fazem para levarmos para casa e o resultado foi um desastre , com muito óleo e rançosa. Imagino que as filhós devessem estar na mesma.

Por isso foram feitas cá em casa e estavam divinais.

Nas sociedades tradicionais, as festas tradicionais são essencialmente domésticas, caseiras, familiares – e Portugal está a mudar de hábitos. Não vem daí grande mal, a não ser a revelação de que as pessoas já não sabem ou nem gostam de cozinhar. Ou não têm tempo para isso, porque trabalham muito e de tão habituadas já não sabem apreciar o bom e o mau…tanto lhes dá , principalmente á malta nova.

3 comentários:

Anónimo disse...

Hélder, é bem verdade o que tu dizes. As que se comeram cá em casa são dessas compradas que estão muito longe de terem o aspecto das tuas! Agora imagino o sabor! As tuas fazem mesmo crescer água na boca. Espero que tenham feito bom proveito a quem teve o privilégio de se deliciar.

LP

Anónimo disse...

Mais ano menos ano, as rabanadas,os filhós e sonhos passam à categoria de doces conventuais !E para quem hoje é novo, a memória do verdadeiro sabor ir-se-á perdendo, como também já só guardamos na memória sabores e paladares que o tempo já remeteu para o inapropriado.

Costa disse...

, PERDÃO MAS NAO CONCORDO AMIGOS, EU VIVO NO BRASIL , MAS AQUI É UMA CASA PORTUGUESA CONSERTEZA, NARTAL E ANO NOVO EU MESMO FASSO AS RABANADAS A MANEIRA DA MINHA MAE E AVÓ , E ALEM DISSO , AS ARGOLAS MIMOSAS , (DOCE DA BEIRA BAIXA), ALEM DAS FOLHOSES, O RUIM E QUE SO EU E A MINHA MULHER E Q FAZEMOS
JOÃO COSTA