A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quinta-feira, abril 16, 2009

A matemática

Portugal, Luxemburgo e a Suíça têm no seu sistema de ensino uma coisa em comum: os piores alunos a Matemática são portugueses. Já estamos habituados a que no nosso sistema de ensino os estudantes oriundos da Rússia, Ucrânia, Moldávia ou Roménia sejam naturalmente melhores a Matemática .

Não há provas de que haja alguma determinação genética para o fenómeno. Os portugueses podem ser brilhantes a Matemática, e não faltam casos, sem precisar de recuar até Pedro Nunes, o genial inventor do Nónio. Mas o nível médio é confrangedor.

Ainda recentemente ficou famosa uma decisão judicial que reduzia de "um sexto para um quinto" a execução de uma penhora.

Há algumas condicionantes que favorecem a fobia nacional. Aprender Matemática exige esforço, trabalho e concentração. Também é fundamental que haja professores que gostem de ensinar uma matéria, que quando é bem explicada chega a ser apaixonante. Sem bom ensino a Matemática, não podemos aspirar ter uma economia com inovação e competitiva. Saber Matemática é mais do que saber as operações aritméticas; é aprender a pensar de forma mais rigorosa.

Armando Esteves Perera in CM de hoje

Como me lembro dos meus professores de matemática . Só tive dois . o Drº Francisco Faria do 1º ao 5º ano e a Drª Helena Matos no 6º e 7 º . Totalmente diferentes no método mas iguais na competência e na paixão que mostravam em nos incutir a aprendizagem da matemática .

Estávamos no famoso 4º C , dávamos o desenvolvimento dos polinómios e o” Praça” encontrou um exercício no “Palma Carlos “ cujo resultado final era “amo-te”. Resolveu levá-lo para a aula para o Chico Faria o ensinar a resolver e quando este se apercebeu do resultado , foi o bom e o bonito , tratou-o abaixo de cão , íamos indo todos para a rua.

Quanto á Drª Helena Matos quando errávamos alguma coisa , gritava “ Que horrooooooooooor” …

6 comentários:

DuarteO disse...

Competência? Paixão?

Paixão, ele.
Falta de afecto e de humanismo, ela.
Competência nenhum deles.

Em que mundo vives HAB?

Anónimo disse...

Os portugueses os piores???
Estava tudo tão bem...Não foi o que demonstraram os últimos exames nacionais!!!???
gb

H.B. disse...

DO : A esta distância podias ser mais complacente e não os veres com os mesmos olhos de outrora . Eram mesmo competentes , compara-os com os de agora ... Quanto á paixão é verdade que ele era mais apaixonado e embora partilhasse na altura ,da tua opinião em relação a ela, a verdade é que bem vistas as coisas até era ternurenta....e tinha um certo humor.Tenho dito.

Anónimo disse...

D.ra Helena Matos ? 5 estrelas.M.A.A.

mc disse...

*Em 5 anos de Mat.tive 4 professores.Os dois aqui referidos mais o Arq.M.F,ainda vivo e o Dr M.Fresco.Com dois deles fui andando na penumbra leve, com os outros dois alternei entre sol e sombra!
Há dias disse-vos que tinha reencontrado e falado com a Dra Helena Matos numa festa de professores no Estoril e que está óptima, felizmente.
*Acho que tanto o HB como o DO têm opiniões válidas sobre esses seus dois profs,embora apresentem impressões diferentes sobre ambos.É assim a vida ... o que a uns agrada a outros aborrece.
Senti isso enquanto aluno e reflecti nele ao longo da vida.Por mais que se tente objectivar não há fórmulas nem leis, apenas impressões que esbarram em muralhas de "objectivos" que não esgotam a actividade mutifacetada de ensinar.

DuarteO disse...

Um(a) professor(a) que ignora completamente "os estados de alma" dos seus alunos, motivados por perdas significativas, NÃO É COMPETENTE!

Ela ignorou, ele valorizou!

Senti isso na pele!

E assim se pode influenciar, de forma definitiva, a trajectória de uma vida!

E não acrescento mais nada!