A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sábado, abril 25, 2009

O que falta para cumprir Abril?

Na sequência da resposta do Isaías à célebre pergunta de Baptista Bastos, onde estavas tu no 25 de Abril?, achei bem acrescentar uma outra questão que vem publicada no Sapo: Portugal on line, e, que é a seguinte:

Eis as respostas que alguns "capitães de Abril" deram à T.S.F.

· O capitão Vasco Lourenço tinha 31 anos quando foi enviado compulsivamente para S.Miguel onde coordenou as operações a partir do quartel general de Ponta Delgada. O presidente da Associação 25 de Abril continua a não perdoar aos fascistas, e avisa que, apesar das vitórias da revolução, a democracia está doente.

· O major Otelo Saraiva de Carvalho tinha 34 anos, elaborou o plano da revolução dos cravos e dirigiu as operações a partir de um barracão de pré-fabricado no quartel da Pontinha. O tenente-coronel recorda que o programa do MFA pretendia elevar o nível de desenvolvimento económico, social e cultural e isso está longe da concretização.

· O capitão Marques Júnior tinha 26 anos, era membro da Comissão Coordenadora do Movimento das Forças Armadas e foi responsável pela ligação entre as unidades militares e o Posto de Comando.O tenente-coronel e deputado socialista defende que falta ainda um longo caminho para aproximar eleitores e eleitos.

· O capitão David Martelo tinha 27 anos e estava colocado como professor na Escola de Sargentos em gueda mas acabou a comandar as tropas revoltosas na Figueira da Foz. O agora coronel na reserva critica a falta de ética dos políticos e a falta de atitude dos portugueses que deviam perguntar o que podem fazer pelo país...

· O capitão Álvaro Fernandes tinha 31 anos e teve como missão ser o oficial de ligação entre o Posto de Comando da Pontinha e as tropas de Lisboa. O tenente-coronel reformado admite que os objectivos de Abril foram formalmente cumpridos mas afirma que o desenvolvimento regrediu nos últimos anos.

· O tenente-coronel Carlos Azeredo tinha 44 anos e era o mais graduado dos revoltosos do Porto, por isso, comandou as operações na cidade. Monárquico, católico e conservador, foi chefe da Casa Militar do republicano, laico e socialista presidente Mário Soares, o general considera que ainda não vivemos em plena democracia.

· O Capitão Boaventura Ferreira tinha 36 anos quando ajudou a tomar o Quartel General do Porto. Nos dias de hoje, o coronel reformado defende que os portugueses devem ter uma maior responsabilidade cívica.

· O capitão Delgado da Fonseca tinha 34 anos, estava colocado no Centro de Instrução e Operações Especiais de Lamego onde pegou numa companhia de comandos que participou decisivamente na conquista do Porto. O coronel reformado guarda agora o verde da Herdade da Apostiça e defende que o movimento social que se seguiu ao 25 de Abril não devia ter sido interrompido.

· O capitão Faria Paulino tinha 28 anos, era membro da Comissão Coordenadora do Movimento das Forças Armadas e estava na Guiné. O Comissário das Comemorações dos 500 Anos do Funchal recusa o pessimismo dos dias de hoje e continua a acreditar que é possível mudar o mundo.

Depois de alguma reflexão sobre o conteúdo de duas ou três destas respostas, será que poderemos

concluir com clareza sobre a consecução dos grandes objectivos de Abril?

- Sobre o tão desejado desenvolvimento económico, social e cultural !!!

- Sobre a plena vivência em democracia !!!

- Sobre a respeitabilidade, seriedade e responsabilização dos governantes !!!

- Sobre o cumprimento das mais elementares normas cívicas !!!

etc. etc.

Teremos e deveremos continuar a acreditar que ainda é possível conseguir dias melhores!

Um optimo 25 de Abril, pleno de esperança e bem-estar para todos.

Francisco Almeida

1 comentário:

mc disse...

O caminho faz-se caminhando! E já lá estamos - que são trinta e cinco anos sob o peso de quase um milénio? Nestes tempos difíceis se dá a conhecer a têmpera de quem quer seguir no caminho do progresso! O que hoje não sai bem , amanhã sairá melhor!