A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

terça-feira, abril 07, 2009

RTP: que jornalismo?

José Alberto Carvalho, director da informação da RTP 1

A busca permanente do erro governamental pode levar jornalistas idiotas a fazer figuras tristes como a que assisti no jornal das 13 horas na RTP1. A notícia era o sismo em Itália mas mais do que a situação de nove estudantes portugueses que viviam na localidade atingida o jornalista estava preocupado em saber se tinham sido contactados pela embaixadas ou se o Governo de Lisboa os tinha alertado para o sismo. Não perguntaram, por exemplo, se havia problemas nas comunicações nem quiseram partilhar a experiência, queriam apenas encontrar uma falha da embaixada ou do Governo.

Na opinião destes idiotas o Governo português deveria ter previsto o sismos e alertado os portugueses residentes na zona enquanto que os italianos, que até são uma das maiores potências do mundo, continuariam a dormir descansados. Como a tese era fraca lá convidaram um especialista que explicou que estes sismos nem sempre são previsíveis.

Mas nem as explicações do cientista bastaram (digamos que se tratou de dar pérolas a porcos) o jornalista, que deve saber tanto de sismos como eu de lagares de azeite, lá chegou à brilhante conclusão de que a Itália situa-se na mesma placa tectónica que Portugal e que por cá a resposta a estas situações é negligenciada. Brilhante conclusão, para o idiota d RTP Portugal deveria ter previsto o sismo e tomado todas as medidas para repatriar os portugueses antes do mesmo suceder.

Este nojo jornalístico não resulta apenas da ignorância e má-fé dos jornalistas intervenientes, só pode ser entendido à luz de directivas e de uma cultura na estação de televisão e estas são da responsabilidade do seu director de informação. Os portugueses que pagam a manutenção da televisão pública merecem, pelo menos, que os seus funcionários não os tratem como idiotas.

in O Jumento

Os jornalistas da RTP não são idiotas! Estão a fazer política e da suja. Agora é chic bater no Governo!

2 comentários:

Anónimo disse...

.Até podia ter informado que as primeiras ondas sísmicas deste sismo foram detectadas em Bragança às 02h36m12s!
gb

mc disse...

Ora bem! A nossa Provedora é que tem informações para dar!
Dali dizem que é chic a RTP bater no governo. Dalém gritam que esta faz o jogo do governo.
Os media informam pouco e opinam a toda a hora ,não é? Que cansaco!