A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

segunda-feira, março 07, 2011

José Fins , um Colheiteiro LNB de eleição

José Agostinho Fins
É natural da freguesia de Agrochão, concelho de Vinhais, distrito de Bragança. Nascido a 8 de Fevereiro de 1952.  Tem dois filhos.
Fez a sua instrução primária na Escola Primária de Agrochão. Frequentou o Liceu Nacional de Bragança, desde 1963 a 1971. É licenciado em Engenharia Mecânica, pelo Instituto Superior Técnico, e membro efectivo da Ordem dos Engenheiros.
Tem exercido a sua actividade profissional em instituições da Administração Pública. Actualmente desempenha a sua actividade profissional na Biblioteca Nacional de Portugal.
----
Conheci o Zé Fins no último almoço do 1º de Dezembro realizado em Lisboa . Logo reconheci nele uma pessoa de fino trato , culto e acima de tudo um vinhaense de 1ª água e um apaixonado por Bragança e pelo seu liceu. Dado conhecer a sua veia para a escrita e nomeadamente  para a poesia , aqui vos vou deixando umas poemas que ele tão bem faz , dedicados a Bragança e ao seu liceu .
Aqui vai o primeiro :

                        Ao Liceu de Bragança
 
Velhinho já de muitos anos, aquele Liceu!...
Que o tempo fez crescer em ‘dons’ maiores!
Salas velhinhas, berços de tantos doutores;
Pó branco de giz, quadros negros,... negros de breu!...

Tantas janelas!... Portas abertas para o Céu!...
‘Sineta’ que toca!... nos longos corredores,
Correm alunos, passam céleres os professores;
‘Livros do Ponto’, marcas do tempo que foi o seu!...

Paredes seculares, que tanto, tanto, escutaram!...
Laboratórios, onde a ciência se “fazia”!...
Espaço de sonhos, vividos com Esperança!...

Atentos os Mestres, e generosos, que ensinaram
Aquela multidão, que em saber também crescia!
Oh saudoso!... saudoso aquele Liceu de Bragança!

José Agostinho Fins
Agrochão - Vinhais
23/Março/2005    //    22:56

Nota : Brevemente será um colaborador do blogue da AAALB

3 comentários:

Anónimo disse...

Sou muito amiga da mãe do Zé.
Um abraço para ele.
gb

Anónimo disse...

Tive a sorte de conhecer a avó, Maria Jacetra e a mãe do José Fins.Fui e sou amiga da mãe ; uma lição de vida...Todos os filhos eram virtuosos...mas o " meu Zé "... aquela mãe a falar do seu filho rapaz, único homem da casa , era bonito de ver e ouvir. E talvez não dissesse tudo, pois o rapaz era muito acima da média.
M.A.A.

ZéFins disse...

Foi com muita emoção que li estes dois comentários, cujas palavras tão generosas quero agradecer, se é que tenho palavras!?.. Agradeço também, e sobretudo, a amizade que dispensam à minha Mãe, bem como a referência que é feita à minha avó!..
As iniciais das assinaturas creiam que me permitem saber, com elevada probabiidade de acertar, quem assim se nos dirigiu!!..
Do fundo do meu coração um OBRIGADO, para repartirem em partes iguais. Respeitosamente. ZéFins