A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quarta-feira, março 23, 2011

Memórias de um pote!

Em casa dos meus avós havia vários potes de ferro, com três pés.
Uns serviam para cozinhar alguns alimentos - caldo verde, cozer batatas, etc -, no dia a dia, durante o inverno, e outros, os maiores, serviam para cozer as carnes para o fumeiro.
Os maiores, fora a época do fumeiro, utilizavam-se para guardar o pão de trigo que era cozido no forno de casa, ou comprado na padaria em Mirandela.
Quando queríamos pão tínhamos de meter a mão no pote!
Naturalmente.
Era frequente esconder-me dentro de um deles, o maior, nas brincadeiras com irmão e primas/os.
Era um grande pote...

4 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Gostavas de ir ao pote!...:-))

DuarteO disse...

Adorava meter a mão no pote para tirar o pão de trigo.
Mas adorava, mais ainda, meter-me dentro do pote!
Será isto freudiano?
Será...

mc disse...

Que saudades dos caldos e demais iguarias feitos pela minha Avó nos potes de ferro de três pés! Até as batatas cozidas tinham um sabor refinado!
Nos acampamentos que os três irmãos fazíamos, cozinhávamos num pote pequeno !! Que rico sabor que tinham as nossas iguarias!!!

Anónimo disse...

Tudo cozido no pote ERA bom ....
Eu guardei um para recordação !
C.